Internacional

PDVSA, JBIC e empresas japonesas assinam acordo de crédito de US$ 3,5 bilhões

A PDVSA utilizará os recursos no plano de investimentos da companhia e terá 15 anos para pagar a dívida. O acordo ocorre no âmbito do programa do JBIC de recursos naturais e abastecimentod e petróleo e derivados.

Redação
26/02/2007 03:00
Visualizações: 138

A estatal venezuelana do petróleo, PDVSA, o Banco Japonês para a Cooperação Internacional (JBIC - sigla em inglês) e as empresas Marubeni e Mitsui assinaram um acordo de crédito de US$ 3,5 bilhões. Os recursos serão utilizados no Plan Siembra Petrolera, que define as diretrizes da política energética venezuelana até 2030. Segundo o acordo, o montante poderá ser pago em até 15 anos.

De acordo com a informação publicada pela empresa venezuelana em sua página web, o acordo foi assinado no âmbito do programa de recursos naturais e abastecimento de petróleo e produtos refinados do JBIC e será referendado na próxima quarta-feira (28/02), em Tóquio.

"A ação permitirá fortalecer a relação comercial e estratégica com o Japão, em linha com a estratégia de mercado da PDVSA.(...) Igualmente, esta facilidade de crédito contribuirá a diversificar as fontes de financeiamento da corporação venezuelana", se lê no comunicado.

O JBIC aportará o 54% os fundos, enquanto que um grupo de bancos japoneses fornecerá 36% e as empresas Marubeni e Mitsui os 10% restantes.

A empresa ressalta que o convênio com o JBIC cria bases para a utilização do mesmo sistema no desenvolvimento de outros projetos de investimento do Plano Siembra Petrolera, assim como pavimenta a estrutura para a utilização de bens e serviços japoneses, além de tecnologia nipônica no plano.

"O JBIC é um entidade financeira que fomenta a exportação de bens e serviços japoneses e a importação de insumos estratégicos para o Japão. Vale destacar que este país insular é o terceiro consumidor mundial de energia, depois dos Estados Unidos e China", destaca a PDVSA.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19