América do Sul

PDVSA Gas poderá comprar 35% de campo Tiznados da Pluspetrol

BNamericas
27/06/2006 03:00
Visualizações: 230

A Venezuela deveria exercer sua opção de comprar 35% do campo de gás natural Tiznados da empresa argentina Pluspetrol, disse à BNamericas o vice-ministro de Hidrocarbonetos, Bernardo Mommer, na sexta-feira, durante uma visita ao campo.

"Esta licença foi outorgada em 2001. Estamos aqui em uma zona próxima ao eixo Orinoco-Apure, região do centro da Venezuela onde o governo do presidente Hugo Chávez prometeu fomentar o desenvolvimento econômico e há uma demanda bastante assegurada.

Temos uma opção de comprar até 35% e deveríamos exercê-la", defende Mommer, depois de que funcionários da Pluspetrol fizeram uma apresentação do projeto.

O porta-voz do governo não quis informar o custo que teria para a Venezuela adquirir 35% por meio da filial PDVSA Gas da petroleira estatal PDVSA. A Pluspetrol investiu US$ 50 milhões no campo desde que recebeu a licença.

Uma avaliação conservadora mostra que Tiznados tem reservas de 1 bilhão de pés cúbicos, destacou Eulogio del Pino, presidente da CVP - a filial da PDVSA que trata com as empresas estrangeiras-, durante a visita ao campo. Estas reservas deverão abastecer 200 milhões de pés cúbicos diários durante 15 anos.
 
Pluspetrol está perfurando dois poços exploratórios, um em Tiznados e outro no bloco próximo de Barbacoas, estado de Cojedes.

A atividade é posterior à coleta de dados sísmicos bidimensionais e tridimensionais na totalidade do primeiro campo, cuja extensão chega a 540km². A companhia argentina também tem outros dois blocos em Guárico, chamados Tinaco e San Carlos, mas estes se encontram em etapas de exploração ainda mais incipientes, de acordo com funcionários da Pluspetrol.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13