acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
P&D

Parque Tecnológico Itaipu abre chamada para projetos de pesquisa e desenvolvimento

22/12/2009 | 11h42
A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), lançou, esta semana, editais de apoio a projetos de pesquisa nas áreas de Segurança de Barragens, Sistemas Digitais e Sistemas Elétricos de Potência.


A chamada é resultado de um convênio firmado com a Itaipu Binacional, por meio da Universidade Corporativa Itaipu (UCI), e tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas aplicadas no Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (CEASB) e no Laboratório de Automoção e Simulação de Sistemas Elétricos (LASSE). Para isso, serão investidos cerca de R$ 4 milhões em apoio ao desenvolvimento de pesquisas e concessão de bolsas.


Podem participar pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, profissionais liberais com doutorado e empresas interessadas em estabelecer parcerias.


As linhas de pesquisa do CEASB são divididas em três categorias: representação geométrica tridimensional de barragens, modelagem matemática e métodos numéricos e sistemas de gerenciamento de informação de processo. Também está previsto o lançamento de editais nas áreas de geotecnia, instrumentação de barragens, limnologia, robótica e cadastro de barragens.


No LASSE, as linhas de pesquisa são: aquisição e processamento de sinais, soluções tecnológicas aplicadas a norma IEC 61850, modelagem de sistemas elétricos de potência e qualidade de energia em sistemas elétricos de potência.


O apoio para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa se dará por meio do acesso às informações técnicas e às plataformas tecnológicas instaladas no CEASB e no LASSE; empréstimo de materiais e equipamentos especificados nos projetos; apoio para a participação em eventos; contratação de serviços de terceiros; e acompanhamento de profissionais com competências na área de desenvolvimento do projeto.


A Fundação PTI também concederá bolsas de pesquisa nas modalidades de Iniciação Tecnológica e Inovação (ITI), Iniciação Científica (IC), Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI), Especialização, Mestrado e Doutorado.


No âmbito do Ceasb, as propostas de projeto devem ser encaminhadas até o dia 11 de fevereiro de 2010. A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 11 de março. Em relação ao LASSE, as propostas de projeto devem ser encaminhadas até o dia 26 de janeiro de 2010. A divulgação dos resultados será no dia 26 de fevereiro de 2010.


Todas as propostas de projeto apresentadas serão avaliadas por comitês técnicos. As propostas selecionadas receberão o apoio solicitado e terão acompanhamento e avaliação de desempenho durante sua execução.


Os editais do CEASB estão disponíveis no endereço: www.pti.org.br/pesquisa/pesquisa-e-desenvolvimento/edital-ceasb. Já os editais do LASSE podem ser acessados na página: www.pti.org.br/pesquisa/pesquisa-e-desenvolvimento/edital-lasse.





Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar