América do Sul

Parcerias entre Bolívia e Argentina para garantir gás

Bolívia e Argentina firmam acordo de exportação de gás natural, que inclui investimentos em exploração e produção, em uma planta separadora de gás e em gasoduto no nordeste da Argentina.

Redação
03/10/2006 03:00
Visualizações: 115

Bolívia e Argentina firmam acordo de exportação de gás natural, que inclui investimentos em exploração e produção, em uma planta separadora de gás e em gasoduto no nordeste da Argentina.

Segundo informa a Agência Boliviana de Informações (ABI), a Energética Argentina S.A (Enarsa) vai participar dos três empreendimentos em parceria com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) com o objetivo de incrementar a produção de gás e permitir a exportação de 27,7 milhões de m³ diários de gás para a Argentina.

Na segunda-feira (02/10), o vice-presidente da Bolívia, Álvaro Garcia Linera, o ministro de Hidrocarburos, Carlos Villegas e o presidente da YPFB, Juan Carlos Ortiz, se reuniram com o ministro da Planificação Federal da Argentina, Julio De Vido, e sua equipe técnica. Além das parcerias, entre as duas empresas estatais, a pauta da reunião incluiu a discussão sobre fórmula de definição do preço de venda do gás.

A reunião ocorre em um período em que a Bolívia negocia os contratos com petroleiras internacionais instaladas no país, após a modificação das condições de atuação no país, em função da nacionalização dos hidrocarbonetos em 1º de maio.

Um recente estudo da empresa Quamtum revela que todo o sistema de energia do Bolívia está operando no nível máximo. Segundo o estudo, divulgado por agências internacionais, não é apenas a produção de gás natural que atingiu o pico, mas a capacidade de transporte do país também chegou ao máximo, assim como a geração termelétrica e a transmissão de eletricidade.

Recentemtne, o governo boliviano havia reconhecido que o país necessita de maior produção de gás natural para atender aos seus contratos internacionais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20