Capacitação

Parceria para capacitar alunos de engenharia

Quase dois terços dos empregadores brasileiros encontram dificuldades de selecionar pessoas qualificadas para preencher cargos disponíveis, segundo indica uma pesquisa realizada pela consultoria internacional de recursos humanos Manpower. EPC Engenharia, Faculdade Pitágoras e Autodesk firmam parc

Redação
18/01/2011 16:31
Visualizações: 179
Quase dois terços dos empregadores brasileiros encontram dificuldades de selecionar pessoas qualificadas para preencher cargos disponíveis, segundo indica uma pesquisa realizada pela consultoria internacional de recursos humanos Manpower. EPC Engenharia, Faculdade Pitágoras e Autodesk firmam parceria que vai atingir 12 mil alunos de engenharia e aproximar teoria da prática de mercado.



De acordo com a pesquisa realizada este ano, que ouviu mais de 35 mil empregadores em 36 países, a escassez de mão de obra qualificada no Brasil só não é maior do que a no Japão. Entre os empresários brasileiros, 64% disseram ter dificuldades para preencher suas vagas com profissionais qualificados. No Japão, esse percentual foi de 76%. Na média dos 36 países pesquisados, 31% dos empregadores disseram ter dificuldades em encontrar profissionais qualificados.


No mercado de engenharia a realidade não é diferente. E foi exatamente esse cenário uma das motivações para o estabelecimento da parceria entre EPC Engenharia, Autodesk e a Faculdade Pitágoras. O projeto prevê a utilização dos softwares da Autodesk nas disciplinas dos cursos de engenharia da faculdade com o direcionamento da EPC para as necessidades do mercado.


“Para isso, foram feitas reuniões entre os coordenadores de cursos da Faculdade Pitágoras e os gerentes de disciplinas da EPC, nas quais foram propostos ajustes nos conteúdos programáticos de algumas disciplinas e criação de matérias optativas voltadas para o segmento”, segundo o Gestor Estratégico de Pessoas da EPC, Carlos Sícoli.


O diretor de produção da EPC, Wilmar Ruas, acredita que, além do interesse de capacitar novos profissionais, essa seja uma forma de cumprir a missão social da EPC de aproximar a empresa da faculdade. “Saímos da posição cômoda e espectadora de ficar só demandando e reclamando da falta de mão de obra qualificada. Temos que assumir nossa responsabilidade social e nos colocar como agente de mudança”, avaliou.

 

Como será na prática


Por meio da parceria, os laboratórios de engenharia vão ser equipados com os softwares da Autodesk com aplicação no mercado de engenharia. Além disso, o aluno vai receber login e senha para fazer o download gratuito dos softwares no computador pessoal.


De acordo com o gerente de marketing da Autodesk, Márcio R. Pinto, a utilização dos mais de 20 softwares da Autodesk vai permitir aos alunos da Faculdade Pitágoras manter relações com estudantes do mundo inteiro, promovendo troca de conhecimento e de experiências. Entre os softwares disponíveis estão Revit, Civil 3D, AutoCAD, Inventor e Navisworks.


Cerca de 30 professores serão treinados por consultores da Autodesk até o final do ano. Inicialmente, seis mil estudantes das turmas de Belo Horizonte, Betim e Ipatinga serão beneficiados.


O coordenador do Comitê Acadêmico do Conselho de Administração da Kroton Educacional, grupo detentor da Faculdade Pitágoras, Aécio Lira, acredita que, ao usar a tecnologia da Autodesk e o referencial de mercado da EPC, o grande benefício será para o aluno, que vai ter acesso em casa e na faculdade a softwares de cunho profissional. “Começamos com três unidades, mas a meta é atingir, ao final de 2011, as 18 unidades do grupo que tem cursos de engenharia, alcançando 12 mil alunos”, explicou.


Os coordenadores dos cursos de Engenharia da Faculdade Pitágoras terão link direto com os gerentes das mesmas disciplinas da EPC para trocar experiências e discutir melhorias na grade curricular, com base nas reais necessidades do mercado.


Wilmar informou que a EPC tem interesse em absorver os melhores alunos. “Vamos fomentar concursos e disputas para os estudantes para reduzir a distância entre o que é feito na empresa e o que é aprendido na faculdade. E queremos levar adiante o projeto. A EPC pretende levar esse modelo para outras faculdades”, destacou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19