Etanol

Para Lula, transformação do álcool combustível em commodity é caminho irreversível

Agência Brasil
13/03/2007 03:00
Visualizações: 120

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que a transformação do álcool combustível em commodity (produto cujo preço é determinado em bolsa de mercadorias) é um caminho “irreversível”.

Para Lula, quanto mais países começarem a usar o álcool como forma de reduzir a emissão de gases que  contribuem para o aquecimento do planeta, maiores serão as chances de o preço do combustível ser estipulado no mercado internacional. “Com relação ao álcool se transformar em commodity, eu acho que é uma questão irreversível. Nós temos de ter mais responsabilidade, porque nós temos que, não só oferecer o álcool, mas garantir o suprimento do mercado brasileiro e do mercado internacional”, afirmou hoje (12) no programa de rádio Café com o Presidente.

Ele garantiu que, se o Brasil tiver de produzir mais etanol para atender à demanda de outras nações, não serão sacrificadas florestas ou áreas destinadas à produção de alimentos.

“Nós não queremos plantar cana-de-açúcar para produzir álcool e nem plantar oleaginosas para produzir biodiesel na Amazônia, por exemplo, ou no Pantanal. Nós queremos utilizar as áreas já degradadas para que a gente possa plantar. A segunda coisa, também não compete com o alimento, porque o problema do alimento hoje no mundo não é a falta de terra. O problema é que tem uma parte da população muito pobre que não pode consumir”, explicou Lula.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19