Terceirização

Para CNI terceirização dá segurança a empresas e proteção ao trabalhador

Texto aprovado pelo Congresso Nacional dá segurança para empresas firmarem contratos de prestação de serviços ou de fornecimento de bens especializados e alinha legislação brasileira à prática internacional.

Redação/Agência CNI de Notícias
23/03/2017 15:15
Para CNI terceirização dá segurança a empresas e proteção ao trabalhador Imagem: Divulgação Visualizações: 179

A regulamentação da terceirização é um significativo avanço na definição de regras claras para uma prática que é realidade nas estruturas produtivas do Brasil e do mundo. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a aprovação do Projeto de Lei nº 4.302/1998 estabelece um conjunto de normas compatível com as praticadas internacionalmente na prestação de serviços ou fornecimento de bens especializados. A indústria brasileira reforça, ainda, que a proposta enviada à sanção da Presidência da República não retira direitos ou causa desproteção ao trabalhador.

Na visão da CNI, a proposta soluciona o principal foco de conflito jurídico nos contratos de terceirização, que é a distinção entre atividade-meio e atividade-fim, conceito genérico e aberto a interpretações subjetivas. O estudo Terceirização: Principais pontos em debate no Brasil comparativamente à realidade de outros países, realizado pela CNI, analisou como o tema é tratado na legislação de África do Sul, Alemanha, Austrália, Chile, Colômbia, Espanha e Suécia e concluiu que “em nenhum dos países estudados há restrição à terceirização de atividades-fim como regra geral, seja por motivos trabalhistas, seja por restrições cíveis.”

Proreção assegurada

A CNI sempre defendeu que a terceirização seja objeto de uma regulamentação equilibrada, de forma a dar segurança jurídica e proteção para empresas e para os trabalhadores. O projeto aprovado, aliás, oferece dupla rede de proteção ao trabalhador envolvido em contratos de prestação de serviços terceirizados ao estabelecer a responsabilidade subsidiária da contratante por eventuais débitos trabalhistas e previdenciários, em consonância com o que já prevê a jurisprudência da Justiça do Trabalho.

Reformas

A regulamentação da terceirização é um importante passo no estabelecimento de regras claras que contribuam para a melhora do ambiente de negócios brasileiro. No entanto, mudanças estruturais, como a modernização das leis do trabalho e a reforma a Previdência Social, para assegurar a sustentabilidade do sistema de aposentadorias e o equilíbrio fiscal, são essenciais se fomentar um novo ciclo de investimento sustentado da economia.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20