Alcoolquímica

Para Braskem, álcool é viável, se petróleo ficar acima de US$70

Reuters
29/08/2006 03:00
Visualizações: 16

A Braskem promove estudos para utilizar álcool como matéria-prima na produção de polímeros, informou nesta segunda-feira à Reuters o presidente da companhia, José Carlos Grubisish.

O combustível pode se tornar uma alternativa viável, segundo ele, se o preço do petróleo continuar em patamares elevados.

"Se imaginar que (o barril de petróleo) vai ficar a 70 dólares ou mais por um longo período de tempo, evidentemente já tem hoje uma situação onde o álcool, para algumas aplicações, para alguns produtos, pode ser competitivo", afirmou Grubisish após participar de seminário em São Paulo.

Na semana passada, o barril ultrapassou os 73 dólares por barril, em meio a temores de que a tempestade Ernesto afetasse o fornecimento no Golfo do México. Nesta segunda-feira, após previsões menos devastadoras, o preço do barril cedeu mais de 2 dólares, mas se manteve acima dos 70 dólares .

Grubisish acredita, no entanto, que a tendência de longo prazo é de baixa. Na opinião dele, a elevação do preço levou à exploração de novas áreas de produção de petróleo e ao estudo de alternativas energéticas, como o álcool. Esse aumento de opções de oferta, de acordo com o executivo, tende a reduzir a demanda pela commodity e, conseqüentemente, baixar os preços.

"A nossa visão é que o preço do petróleo deveria ter uma redução gradual nos próximos anos... Agora, a questão sempre é quando e qual seria o patamar de estabilização."

Para ficar menos dependente da cotação do petróleo, a Braskem busca aprimorar técnicas de produção de polímeros com álcool, já utilizadas no passado.

"A Braskem já operou fábricas de eteno a partir do álcool... temos estudos em andamento para revisitar a tecnologia para estudar como que ela pode ser melhorada do ponto de vista da sua competitividade."

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13