Petroquímica

Para Basell, joint venture é estratégica

Valor Econômico
06/05/2005 03:00
Visualizações: 157

Os novos controladores da Basell ainda não anunciaram o que farão com sua participação na Polibrasil, a joint-venture com o grupo brasileiro Suzano. "Até agora, não temos nenhum comentário adicional sobre a transação", informou Peter L. Thoren, porta-voz do grupo Access ao Valor.
A compra da Basell, com sede na cidade holandesa de Hoofddorp, pelo consórcio liderado pela Access e o grupo indiano Chatterjee, inclui fábricas nos cinco continentes, 6,6 mil empregados e vendas de 6,7 bilhões de euros em 2004.
"Os novos proprietários compraram a Basell inteira, incluindo todos os seus acordos de joint-venture, caso da Polibrasil. As joint-ventures representam uma significativa oportunidade de crescimento para a Basell, tanto na forma de parcerias com empresas familiares e não-familiares. Nenhuma mudança nesta política está prevista", afirmou Michelle Harrell, porta-voz da Basell nos EUA.
A Access foi fundada em 1986 pelo bilionário Len Blavatnik, um russo que fugiu para os EUA em 1978 e enriqueceu com o petróleo em seu país de origem depois da queda do comunismo. Sua fortuna é estimada em mais de US$ 2 bilhões. O grupo indiano, por sua vez, é liderado pela empresário Purnendu Chatterjee, o principal acionista da Haldia, a maior empresa petroquímica integrada que utiliza a tecnologia de fabricação desenvolvida pela Basell.
A conclusão da operação de compra da gigante petroquímica está prevista para três a seis meses, segundo comunicado transmitido pelo principal executivo da Basell, Volker Trautz. A Basell é a maior fabricante de polipropileno, além de um dos grandes fornecedores de polietileno e catalisadores. Atualmente, a maior fabricante de polietileno é o grupo americano Dow Chemical.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20