E&P

P-50 poderá extrair o primeiro óleo em janeiro

P-50 em Albacora Leste já garante a auto-suficiência, afirma o diretor de E&P da Petrobras, Guilherme Estrella. Plataforma entrará em testes finais em meados de dezembro.


06/12/2005 02:00
Visualizações: 376

A plataforma P-50 deverá entrar em testes finais em meados do mês de dezembro e o primeiro óleo poderá ser extraído em janeiro de 2006 no campod e Albacora Leste, segundo as expectativas do

diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella. Depois dos testes finais de mar, será feito o comissionamento final da plataforma e a unidade entrará em operação. "Com a P-50, a auto-suficiência está garantida", afirma Estrella.

O diretor também fez um balanço dos projetos da Petrobras previstos para entrar em operação até o primeiro semestre de 2006. Estrella citou o início da produção de gás em Manati, na Bahia; em Peroá-Cangoá, no Espírito Santo e o início da produção de óleo leve em Golfinho, também no Espírito Santo até junho ou julho. O projeto de Marlim Sul deverá ser completado até março de 2006, com a entrada em operação da plataforma P-34.

Estrella também informou que os testes na Bacia de Santos estão em fase final. Em Mexilhão, os estudos de viabilidade deverão ser concluídos ainda no final deste ano. A perfuração do poço RJ-617-B, no bloco BMS-10, atualmente com 7 mil metros sofrerá uma alteração na estrutura de perfuração com o objetivo de garantir a segurança, mas as informações sobre o volume de óleo e de gás recuperáveis também poderão ser informados até o final de dezembro de 2005.

Conforme explica Estrella, antes de iniciar a perfuração será feito um revestimento do poço, depois a perfuração que poderá chegar a um máximo de 7.500 metros. Com essa profundidade, a Petrobras ultrapassou a camada de sal da Bacia de Santos e atingiu a denominada “seção Pré-Sal” onde se forma um reservatório separado do encontrado na parte superior e onde se prevê a localização de promissores reservatórios de óleo leve e gás natural.  

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19