Firjan

OTC Brasil 2017 marca início de novo ciclo de investimentos em petróleo e gás

Redação/Assessoria Firjan
23/10/2017 20:04
OTC Brasil 2017 marca início de novo ciclo de investimentos em petróleo e gás Imagem: Divulgação/Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira Visualizações: 368

Com foco no fortalecimento da indústria de petróleo e gás do estado do Rio, o Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio) participa da OTC Brasil 2017 (Offshore Technology Conference), entre os dias 24 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro. Em sua quarta edição, a feira acontece pela primeira vez simultaneamente ao congresso Rio Pipeline, voltado para o segmento de oleodutos e gasodutos. Os eventos marcam a expectativa de um novo ciclo de desenvolvimento e retomada dos investimentos para o mercado de petróleo e gás no Brasil, iniciado com o calendário regular de licitações até 2019 e uma oferta permanente de áreas de exploração.

A continuidade dos leilões e a apresentação de regras claras para a indústria, como a discussão do novo Repetro, são conquistas importantes para a atratividade do Brasil, especialmente para o estado do Rio, onde se concentram 82% das reservas de petróleo e gás do país e 70% da produção nacional. O resultado da 14ª Rodada, juntamente com a 2ª e 3ª do Pré-sal, trazem uma expectativa positiva para a indústria.

“Já começamos um novo ciclo de oportunidades no país. Precisamos atuar em sinergia. Trabalhar juntos. Não podemos ficar parados com o mundo todo avançando. Temos que ser rápidos e aproveitar as oportunidades que o petróleo traz agora”, reforça o presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que também participa como palestrante da OTC Brasil. No dia 26 de outubro, às 11h30, Gouvêa Vieira integra a mesa de debates do seminário “Bringing Together Key Players for the Resumption of the Oil and Gas Industry Production Processin Brazil”, sobre o papel dos principais players do mercado na retomada do processo de produção da indústria de petróleo e gás no Brasil.

Para a Federação, a realização dos leilões em 2018 possibilita a abertura de novas oportunidades voltadas para a fase de exploração. “A realização das rodadas permite previsibilidade e planejamento, essenciais para que as empresas do encadeamento produtivo possam produzir nos patamares desejáveis e tenham a escala necessária para a indústria fluminense alcançar maior competitividade”, explica Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da FIRJAN. “É imprescindível que a competência técnica e capacidade instalada no estado do Rio sejam aproveitadas, promovendo novos modelos de negócio e parcerias em distintos ambientes de produção – terra, águas rasas, profundas e ultraprofundas”, conclui Fragoso.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza na próxima sexta-feira (27/10) a 2ª e a 3ª Rodadas do Pré-sal. Os dez poços que mais produzem atualmente no Brasil estão no polígono do pré-sal, que já é responsável por cerca de metade da produção brasileira.

Rodada de Negócios FIRJAN/Sebrae-RJ reúne 28 empresas-âncoras e mais de 220 fornecedores

Com o objetivo de promover negócios e aumentar a representatividade da indústria e de suas cadeias produtivas, o Sistema FIRJAN realiza, em parceria com o Sebrae-RJ, a Rodada de Negócios da OTC Brasil 2017. Neste ano, a Rodada reúne 28 empresas-âncoras (compradores) e mais de 220 fornecedores já autorizados entre mais de 300 empresas inscritas. A expectativa é que a rodada supere os volumes estimados em negócios da edição anterior. A edição 2017 da Rodada de Negócios acontece nos dias 25 e 26 de outubro, das 15h às 19h.

Na véspera do início da Rodada, dia 24, será realizada uma sessão de palestras sobre requisitos de contratação e oportunidades de negócio para as empresas inscritas. Entre as apresentações confirmadas, destacam-se a Sotreq e a Transpetro, a partir de 14h30 no mesmo espaço da Rodada.

Ciclo de palestras na Unidade Móvel e Apresentação de serviços para à Indústria

O Sistema FIRJAN desenvolveu ainda uma programação de palestras, que serão ministradas dentro da sala de aula de uma Unidade Móvel do SENAI, com capacidade para 18 pessoas. Tecnologia de simulação em realidade virtual e aumentada; inovação em métodos de planejamento de soldagem e indústria 4.0 estão entre os temas abordados na programação.

No estande do Sistema FIRJAN, os visitantes vão ter acesso a especialistas técnicos para tirar dúvidas e saber mais sobre a gama de serviços oferecidos às empresas, que vão desde soluções em inovação a cursos de qualificação e especialização profissional, além de ações direcionadas para a segurança do trabalho, saúde e qualidade de vida nas indústrias.

Um protótipo funcional do robô de soldagem, desenvolvido pelo Instituto SENAI de Tecnologia Solda, pode ser visto no estande da empresa IHC EngeMovi.

Programação de palestras na Unidade Móvel do SENAI

24/10

· 14h: “Tecnologia de Simulação em realidade virtual e aumentada”, por Diego Cordeiro Barboza, pesquisador do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e Simulação

· 17h: “Inovação em Métodos de Planejamento de Soldagem e Inspeção aplicados à Indústria”, por Ramon Fonseca Ferreira, especialista em Serviços Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia em Metalurgia.

25/10

· 14h: “Áreas Contaminadas”, por Mônica Magnani, especialista Técnica de Negócios do Sistema FIRJAN.

· 17h: “Captação de Recursos e Projetos de Responsabilidade Social”, por Eliane Damasceno, coordenadora de Negócios de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN.

26/10

· 14h: “Realidade aumentada na indústria 4.0”, por Maurício Ogawa, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e Simulação.

· 17h: “Soluções Tecnológicas para Solda & Inspeção”, por Gelson Alves Dos Santos, especialista Técnico de Negócios do Sistema FIRJAN.

Serviço

OTC Brasil 2017/ Rio Pipeline

Data: 24 a 26 de outubro

Horário: Conferências de 9h às 18h e Exposição de 12 às 20h

Local: Riocentro

Estande do Sistema FIRJAN: Pavilhão 3 | #G11

Mais informações na nova página de petróleo e gás da FIRJAN: www.firjan.com.br/petroleoegas

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19