Opinião

Os motivos da elevação do nível do Cantareira, por Eduardo Antônio Giansante

Redação / Assessoria
24/02/2015 13:33
Os motivos da elevação do nível do Cantareira, por Eduardo Antônio Giansante Imagem: Divulgação Sabesp Visualizações: 152

De acordo com Eduardo Antônio Giansante, o aumento do nível das águas dos reservatórios do Sistema Cantareira é bem-vindo, mas não se pode criar ilusões de que a crise está vencida. Ele ressalta que é possível que tenhamos que conviver com situação durante aproximadamente dois anos, caso não aconteçam chuvas excepcionais. 

Mas por que está aumentando o nível do sistema mesmo sem chuvas?  O professor explica que a primeira resposta está na inércia do movimento das águas, onde o efeito das chuvas em um rio se estenderia por horas ou até dias. 

Conforme o especialista, o segundo fator refere-se à contribuição do solo que é o local com maior potencial de reserva d’água pelos poros que lá existem. “As primeiras chuvas no sistema provavelmente preencheram esses vazios, pois o solo estava muito seco. Passada essa fase de enchimento de poros, a água lá presente começaria a fluir e perenizar os rios, aumentando a vazão superficial disponível para diversos usos”.

Mesmo com a notícia positiva, o especialista alerta para o uso consciente da água. Para ele não é hora de descuidar. “É de suma importância que a população continue a economizar a água” - afirma.

Mesmo sem chuva o nível do Cantareira subiu 0,2 ponto percentual. Segundo o boletim divulgado pela Sabesp, o nível passou de 10,4% para 10,6%, constituindo a 18ª alta consecutiva. Segundo a companhia, quando o Cantareira atingir 10,7%, numericamente o sistema terá recuperado a segunda cota e entrará no primeiro volume morto, que vai até 18,5% do nível total.

Eduardo Antônio Giansante é professor de Engenharia Hidráulica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20