Energia solar

Os benefícios reais da energia solar para comércio e indústria

Tribuna da Bahia, 10/03/2017
10/03/2017 19:41
Visualizações: 165

Nos últimos anos, o meio ambiente contribuiu para agravar o panorama econômico com a falta de chuva em quase todo o Brasil. Esse fator impactou fortemente na vida econômica das empresas, que dependem 100% da energia elétrica e esse, por determinação do governo, veio acrescida de uma taxa extra sobre a faixa de consumo, acarretando em aumentos de até 60% na conta no final do mês, sacrificando ou, em alguns casos, destruindo as margens de contribuição e lucro das empresas.

A geração de energia alternativa tornou-se uma saída viável para a empresas e a energia fotovoltaica veio como uma solução que tiraria muita empresas do vermelho. Alternativa que tem sido adotada por empresas de pequeno, médio e grande porte, onde a geração distribuída e benefícios de incentivos governamentais de crédito para a adoção de tecnologias sustentáveis de geração de energia tem sido o grande propulsor. Isso sem considerar os impactos positivos na imagem da empresa, pela adoção de energias renováveis, o que contribui para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Este cenário atraiu para o Brasil, rico em insolação em grande parte seu território, empresas internacionais especialistas em exploração de usinas de energia limpa. Dentre os novos players que estão investindo pesado no Brasil está a italiana Enerray do Brasil, líder em montagem de usinas fotovoltaicas. Segundo o Diretor da empresa, Thomas Kraus, o Brasil é um mercado com perspectivas de crescimento muito significativas a médio e longo prazo e a Enerray pretende se estabelecer como uma importante empresa no setor de energia renovável. A Enerray do Brasil, especializada em energia fotovoltaica é subsidiária da SECI Energia da Itália e faz parte do Gruppo Industriale Maccaferri, com negócios em diversos segmentos e operação mundial.

A Enerray usará de sua expertize para a construção de usinas de geração de energia para empresas de todos os portes. Além de instalações em diversas localidades do mundo, de usinas fotovoltaicas para alimentar empresas, A Enerray do Brasil participa da construção de duas usinas no interior da Bahia. Essas usinas serão responsáveis pela geração de uma produção anual está estimada em 700 GWh.

Com empresas em busca a redução de seus custos fixos, o investimento inicial muitas vezes é considerado alto. Mas depois de uma análise de economia mensal na conta de luz, a instalação de painéis de captação de energia solar fotovoltaico tornam-se um ótimo investimento a longo prazo. A conta de energia elétrica diminui consideravelmente, levando em conta o tipo de instalação e as condições do local. O investimento inicial é amortizado em média entre 4 e 8 anos. Depois desse período toda a energia gerada é contabilizada como economia para a empresa, levando-se em consideração que a vida útil das placas pode chegar a 30 anos.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19