Opep

Organização tem mais capacidade de produção do que o adequado, diz secretário-geral

Dow Jones Newswires
01/11/2005 02:00
Visualizações: 155

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) produziu mais do que a capacidade adequada para suprir a expectativa da demanda global neste inverno, disse na segunda-feira (31/10), o secretário-geral da organização em exercício Adnan Shihab-Eldin.

Shihab-Eldin disse em uma conferência que a capacidade de oferta do bloco é de 2 milhões de barris por dia. 

Em seu discurso, Shihab-Eldin disse que espera que a Opep aumente sua produção a um total de 12 milhões de barris por dia - incluindo gas natural liqüefeito - durante os próximos cinco anos, longe das expectativas da Opep para o crescimento da demanda global, que é estimada em 7 milhões ou 8 milhões de barris por dia.

De qualquer forma, ele acrescentou que espera um gargalo no refino para pressionar os preços para alta pelo menos durante os próximos dois anos. Shihab-Eldin disse que a capacidade global de refino não vai alcançar o aumento da demanda mundial até 2007.

"A Opep tem reservas para alcançar as crescentes necessidades de petróleo e para assegurar que o mercado será bem suprido a todo o tempo", disse Shibah-Eldin.

A Opep falou repetidamente da falta de habilidade das refinarias dos países industrializados para arcar com o crescente volume do petroléo com alto teor de enxofre, que os membros da organização e outros grandes exportadores como a Russa tem enviado aos mercados nos anos recentes.

Shihab-Eldin fez repetidos alertas na última semana para que as companhias invistam mais em refino e para que os governo encoragem mais esses investimentos.

Os altos ganhos das companhias de petróleo não parecem ter sido transformados em investimentos em refino, acrescentou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20