Alta

Opep diz que petróleo deve subir com hedge

Jornal do Commercio
26/09/2008 07:31
Visualizações: 17

O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Chakib Khelil, disse que os preços do petróleo deverão subir, num momento em que os investidores protegem o valor de seus ativos contra o dólar americano em queda - operação conhecida como hedge.

 

"O preço depende do dólar, ele não tem nada a ver com a demanda e a oferta de petróleo", disse Khelil, que também é ministro da Energia da Argélia, à imprensa ontem em Argel. Se o dólar enfraquecer, o petróleo vai subir.

 

O aumento intradiário de 6,7 %registrado pelos contratos futuros de petróleo bruto para entrega em novembro negociados no último dia 22 de setembro coincidiu com a maior queda registrada pelo câmbio dólar/euro desde a estréia da moeda única, em 1999.

 

O dólar pode ficar "prensado", já que o custo da operação de socorro aos bancos norte-americanos deverá levar à escalada das tomadas de empréstimos, disse John Taylor, presidente do conselho administrativo da International Foreign Exchange Concepts Inc., a maior empresa de fundo de hedge cambial, no início desta semana.

 

O petróleo oferece aos investidores proteção contra a desvalorização da moeda norte-americana porque as commodities negociadas em dólares ficam mais baratas para os compradores estrangeiros com a queda do dólar.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13