Mercado

Opep abandona corte de produção

Valor Econômico/Ag.
31/01/2005 02:00
Visualizações: 73

No dia em que o Iraque ia às urnas, a Opep (cartel de exportadores de petróleo), anunciou que vai manter as cotas de produção de 27 milhões de barris/dia e disse que vai abandonar sua meta de preços. Os membros do cartel vão estudar uma nova meta de preços, pois a atual de US$ 22 a US$ 28 não é realista, disse o ministro do Petróleo do Irã Bijan Namdar Zanganeh.
Segundo estrategistas da área de petróleo, o movimento da Opep aparentemente foi tomado levando-se em conta que o Iraque, apesar de não ter apresentado uma situação de caos no dia da eleição, não conseguirá aumentar a produção e exportação de petróleo. Sendo assim, a exportação iraquiana não deve ainda afetar o preço mundial. "Se [o cartel] não fizer nada, acabará criando uma tentação muito forte para os especuladores abaixarem os preços para ver como a Opep reage", conjectura Adam Sieminski, analista do Deutsche Bank em Londres.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.