Internacional

ONU discute riscos de radiação nuclear depois de acidentes no Japão

Os efeitos da radiação nuclear dominam as discussões da reunião do Comitê Científico da Organização das Nações Unidas (ONU), que começa hoje (23) em Viena, na Áustria, e acaba sexta-feira (27). O Brasil é representado pelo físico Marcos Nogueira Martins, diretor da Comissão Nacional d

Redação/ Agências
23/05/2011 17:12
Visualizações: 168
Os efeitos da radiação nuclear dominam as discussões da reunião do Comitê Científico da Organização das Nações Unidas (ONU), que começa hoje (23) em Viena, na Áustria, e acaba sexta-feira (27). O Brasil é representado pelo físico Marcos Nogueira Martins, diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência e Tecnologia. As informações são da Rádio França Internacional (RFI).


As discussões ocorrem dois meses e meio depois dos vazamentos e explosões ocorridos na Usina de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. Durante a 58ª seção do grupo de peritos serão discutidos, por exemplo, meios para determinar quais são os riscos concretos da exposição à radioatividade em baixa quantidade e a longo prazo.


No caso de Fukushima, as autoridades japonesas decidiram esvaziar as cidades no raio de 20 quilômetros ao redor da usina. Os moradores foram retirados das casas e transferidos provisoriamente para abrigos, enquanto animais e plantas da região não entram na lista das mercadorias negociadas e consumidas no país.


Os técnicos japoneses identificaram radiação, em elevado grau, na água, no ar e também na terra, na região de Fukushima. Os acidentes nucleares foram provocados pelo terremoto seguido por tsunami, em 11 de março deste ano. Os tremores de terra atingiram 9 graus na escala Richter e de acordo com as autoridades do Japão, foram os mais graves da história recente do país.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19