Jogos Olímpicos

Ônibus poderão usar o biodiesel B20

Jornal do Commercio/RJ
08/09/2008 12:25
Visualizações: 17

Representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e de distribuidoras de combustível debateram, na sexta-feira, na Secretaria de Transportes, os preparativos para viabilizar o uso do B20 - biodiesel misturado na proporção de 20% ao diesel tradicional - durante os Jogos Olímpicos de 2016.

 

A reunião foi coordenada pela Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), que irá preparar uma carta-compromisso a ser assinada, até o fim deste mês, entre as empresas distribuidoras de combustível, montadoras e o governo do estado, para dar início aos testes experimentais.

 

Segundo Waldir Peres, superintendente de Gestão da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), os Jogos Mundiais Militares, que serão realizados em 2011, e a Copa do Mundo, em 2014, serão utilizados como estratégia para a divulgação do biodiesel. Ele acredita que esta será uma ótima oportunidade para dar visibilidade ao produto brasileiro no cenário internacional.

 

Para Peres, a iniciativa serve como mais um atrativo para chamar a atenção do Comitê Olímpico (COI) para o Rio, já que o biodiesel, quando misturado ao diesel tradicional, polui menos o ambiente.

 

Para que algumas linhas possam utilizar o B20 já em março, a ANP terá que autorizar os testes. Para isso, o primeiro passo será o envio, pela Fetranspor, de um pedido de autorização à agência. Após a aprovação, as linhas poderão circular com o percentual permitido pela ANP. O passo seguinte será o equacionamento, entre as distribuidoras de combustível e as montadoras, dos custos de operação.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20