Biodiesel

Óleo vegetal entra na composição do diesel já em 2005

Agência Brasil
11/08/2004 03:00
Visualizações: 147

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, anunciou que o governo federal pretende iniciar, no próximo ano, a primeira etapa do programa nacional de biodiesel com a adição de 2% do produto de origem vegetal ao diesel mineral. Segundo ela, a idéia é aumentar gradativamente esse percentual até chegar a 5%, nos próximos cinco anos. A regulamentação do programa nacional de biodiesel deve sair até o final de novembro.
Como exemplo de produção de óleo, a ministra citou a extração da mamona, que permitiria a exploração da cultura no semi-árido tanto em pequenas quanto em grandes propriedades. Além de ser um processo ambientalmente correto, a cultura da mamona também facilita a inclusão social, apontou a ministra.
Dilma Rousseff observou que, na Alemanha, existe uma cultura favorável à aplicação de 100% de óleo de origem vegetal. No Brasil, a utilização deve ocorrer, inicialmente, em frotas urbanas de ônibus.
"Um país como nosso, para crescer 4,5% ao ano, precisa de fonte confiável de energia. Isto vem por meio da combinação de hidreletricidade e fontes alternativas. Mas quem puxa a fila é a hidreletricidade", ponderou.
A ministra fez as declarações nesta terça-feira (10/08) logo após participar do seminário "Metas do Milênio - o ABC pensa o futuro", evento paralelo à Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que ocorre na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20