Águas Rasas

OGX anuncia presença de hidrocarbonetos no poço OGX-30 na Bacia de Santos

A OGX, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, divulgou hoje que identificou a presença de hidrocarbonetos na seção albiana do poço 1-OGX-30-RJS, no bloco BM-S-58, em águas rasas da Bacia de Santos. A OGX detém 100% de partic

Redação
12/05/2011 18:21
Visualizações: 125
A OGX, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, divulgou hoje que identificou a presença de hidrocarbonetos na seção albiana do poço 1-OGX-30-RJS, no bloco BM-S-58, em águas rasas da Bacia de Santos. A OGX detém 100% de participação no bloco. Esta é a primeira descoberta neste poço e a quinta da OGX e empresas parceiras na Bacia de Santos.
 
 
"O poço OGX-30 (Salvador) comprovou um novo play em carbonatos fraturados de idade albiana, com expressiva coluna de gás e uma grande área estruturada", afirmou Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX. "Essa descoberta nos permitiu confirmar o modelo geológico para essa região para que possamos, a partir de então, iniciar a delimitação para essa descoberta", adicionou Sr. Mendonça.


Foi encontrada uma coluna com hidrocarbonetos nos carbonatos albianos de aproximadamente 330 metros, com extensivo fraturamento ao longo de 50 metros da seção do poço. Essa descoberta está localizada em área próxima à acumulação de Belém, descoberta pelo poço OGX-17 e cujo plano de avaliação de descoberta foi recentemente aprovado pela ANP no bloco BM-S-56. Ambas as descobertas apresentam coluna equivalente e estruturas que podem se complementar aumentando ainda mais a sinergia para a produção.


Foi realizado um teste de formação que forneceu importantes parâmetros de reservatório, incluindo alta pressão e alta temperatura, bem como possibilitou a análise do fluido. A análise do gás mostrou tratar-se de um gás rico, ou seja, que apresenta maior poder calorífico. A próxima etapa será realizar testes de produção com equipamentos adequados às pressões e temperatura do poço.


O poço OGX-30, localizado no bloco BM-S-58, situa-se a 105 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de aproximadamente 150 metros. A sonda Ocean Quest iniciou as atividades de perfuração no dia 11 de janeiro de 2011.


Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.