Bacia da Foz do Amazonas

Oddone diz que Total tende a conseguir licença ambiental para Foz do Amazonas

Reuters, 31/08/2017
31/08/2017 16:13
Visualizações: 237

A licença ambiental para a francesa Total explorar petróleo na Foz do Amazonas tende a ser concedida, sendo apenas “questão de tempo”, avaliou nesta quinta-feira o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, em evento no Rio de Janeiro.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) rejeitou um estudo ambiental da companhia sobre seus planos de exploração de petróleo na região, e ameaçou arquivar o processo de licenciamento.

Em despacho na noite de segunda-feira, o órgão ambiental disse que já requisitou três vezes algumas informações técnicas sobre o projeto da Total e que ainda precisa entender como a petroleira faria para mitigar riscos ambientais na região.

Repetidas recusas do Ibama em aceitar os estudos ambientais da Total têm mantido em suspenso há anos a tentativa da companhia de explorar a Foz do Amazonas, uma área que alguns geólogos dizem que pode contar até 14 bilhões de barris de petróleo in situ.

A Total liderou um grupo que inclui a britânica BP e a Petrobras na compra de cinco blocos de exploração na bacia em 2013, mas a descoberta de um enorme recife de corais a apenas 28 quilômetros dos blocos colocou em dúvida a aprovação ambiental para a exploração.

Oddone ponderou, contudo, que a ANP não tem poder para interferir na concessão da licença.

Tempestade Harvey

No mesmo evento, o diretor-geral comentou brevemente que a tempestade tropical Harvey nos Estados Unidos, que impactou o mercado de combustíveis mundo afora, não está prejudicando a oferta desses produtos no Brasil.

“Não vejo problema nenhum. Houston não é o único ponto de embarque de combustível para o Brasil. O combustível importado leva um mês, dois meses para chegar. Então não há a menor dificuldade”, destacou.

Por fim, Odonne disse que o problema com oferta de combustível marítimo, reportado pela Reuters na véspera, não é algo que esteja “preocupando”.

Na quarta-feira, a Petrobras informou que um inesperado e recente aumento da demanda de óleo combustível para usinas térmicas impactou oferta de combustível marítimo da estatal.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20