Empresas

Ocyan recebe certificação Irata Internacional para atividades que envolvem acesso por cordas

Redação/Assessoria
30/01/2018 16:49
Visualizações: 759

A Ocyan recebeu este mês a certificação da Irata Internacional pelo trabalho desenvolvido nas atividades que envolvem acesso por cordas. A Associação, uma das mais exigentes e especializadas em acesso por cordas com reconhecimento mundial, confirmou o ingresso da Ocyan como membro da Irata Internacional. Com isso, a empresa é uma das 25 com a certificação no Brasil e primeira no ramo de construção e montagem.

O processo para obtenção da certificação teve início em abril de 2017 e contou com uma auditoria, que foi dividida em duas partes, presencial e com amostragem expressiva. Durante este período, a equipe de acesso por cordas da Ocyan iniciou uma série de melhorias, implementando modificações no sistema de gestão com intuito de padronizar todos as documentações, adequando-as aos requisitos técnicos estabelecidos pela instituição.

“A certificação da Ocyan junto à Irata Internacional promove uma visibilidade diferenciada, atestando a eficácia do nosso sistema de gestão de acesso por cordas e o reconhecimento pela principal associação especializada da área”, destaca Jorge Mitidieri, Diretor-Superintendente de Serviços Integrados da Ocyan.

No ano passado, a Ocyan associou-se ao Comitê Internacional do Drops, associação conceituada mundialmente, pioneira no estudo de prevenção e na elaboração de procedimentos voltados à queda de objetos em unidades de Oléo e Gás, devido ao seu “know how” técnico e experiência adquirida em mais de sete anos desempenhando atividades com acesso por corda para intervenções voltadas à prevenção de quedas de materiais e objetos. Esta conquista permitiu à Ocyan ampliar o portfólio de serviços ofertados, com base em padrões de qualidade já reconhecidos no mercado, tanto para os clientes internos quanto para as empresas internacionais.

A companhia também se associou à LEEA (Lifting Equipment Engineers Association), o que possibilitou a realização de atividades de certificação de olhais e dispositivos de carga (serviços que englobam desde a inspeção/teste de carga de olhais, inspeção/qualificação de eslingas até a realização de testes de carga em lanças de Guindaste) e permitiu diversos tipos de testagens de equipamentos críticos, proporcionando atendimento legal e especializado.

A base da Ocyan em Macaé, interior do estado do Rio de Janeiro, possui as principais certificações ligadas aos quesitos de Sustentabilidade, atendendo os modelos normativos da ISO 14001, ISO 9001 e OHSAS 18001, com um sistema de gestão robusto e reconhecido no mercado.

“A eficácia do sistema de gestão foi comprovada pelos resultados das auditorias de re- certificação recebidos no ano de 2017. Com isso, foram mantidas todas as certificações conquistadas ao longo dos 17 anos de existência da Base Macaé”, pontua Vinícius Castilho, Diretor de Projetos da Base Macaé da Ocyan.

Foto premiada

Uma foto com trabalhadores realizando atividade de solda no flare de uma plataforma de petróleo no meio do oceano, a 95 metros de altura, venceu o concurso nacional promovido pela ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) no ano passado. Três mil fotos das mais variadas atividades concorreram na categoria “Acesso por Cordas”, que retrata profissionais que utilizam técnicas especializadas com cordas em suas atividades de trabalho no dia a dia. A foto vencedora foi produzida por Carlos Augusto Reid, supervisor-técnico e escalador nível 3 em uma das plataformas nas quais a Ocyan presta serviços de manutenção. O integrante registrou o trabalho de dois colegas de sua equipe.

A Ocyan embarca, em média, 15 trabalhadores capacitados para exercer atividades utilizando cordas na plataforma, como soldagem, pintura e movimentação de carga. Eles passam por um extenso treinamento, com mais de 50 horas de cursos teóricos e práticos com instrutores experientes.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19