OTC 2018

Ocyan e Magma Global concluem projeto de Composite Multi-Bore Hybrid Riser (CMHR)

Redação/Assessoria
03/05/2018 21:25
Visualizações: 86

Ocyan e Magma Global, fabricante do duto termo-compósito (TCP) mais avançado do mundo, anunciaram na OTC em Houston, a conclusão do projeto conceitual do "Composite Multi-Bore Hybrid Riser" (CMHR) para águas ultraprofundas. As empresas assinaram um acordo comercial de longo prazo e vão oferecer a solução CMHR conjuntamente para campos em águas ultra-profundas no Brasil. O conceito foi validado por uma empresa de engenharia e já está sendo apresentado e avaliado por potenciais clientes.

O CMHR proporciona vários benefícios para os operadores. Atualmente há uma demanda constante pela redução em peso e carga na operação dos FPSOs. Como uma solução desacoplada, o CMHR aplica menos de 20% da carga de outras soluções, resultando em uma diferença de carga de até 9.000 toneladas-força por FPSO.

O uso de TCP traz alta resistência a corrosão (por exemplo CO2 e H2S), redução no peso e a possibilidade de suportar alta temperatura e pressão. Sua flexibilidade mecânica permite o projeto de um novo conceito para a terminação inferior (patente pendente) que permite que o riser seja conectado diretamente ao flowline – tanto rígido quanto flexível – sem alteração no projeto do CMHR.

O duto usado no CMHR será o m-pipe, fabricado pela Magma, que é enrolado em bobinas e não requer solda, o que faz com que o sistema de fabricação seja compacto, simples, e padronizável, permitindo assim alto conteúdo local. Uma vez que todos os componentes do CMHR estejam no canteiro, a montagem do CMHR leva apenas 20 dias. A instalação offshore leva outros 20 dias, sem a necessidade de aplicação de embarcações especiais e pouca exposição a mau tempo.

"Nós trabalhamos em parceria com a Magma e conseguimos projetar um sistema robusto de 'riser'. É um casamento perfeito no aspecto técnico, já que o CMHR proporciona um apoio de forma que o riser funciona praticamente como um spool, em uma aplicação quase-estática. Além disso, o conceito faz uso das propriedades mecânicas do m-pipe. O resultado superou nossas expectativas e a complexidade do projeto foi reduzida drasticamente. ", afirma Marcelo Nunes, Diretor de Subsea da Ocyan

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19