Petróleo

Obama vai ampliar exploração de petróleo na costa dos EUA

Valor Econômico
01/04/2010 12:44
Visualizações: 119

 Revertendo uma proibição sobre perfuração de poços de petróleo na maior parte da costa dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama anunciou uma nova política que pode colocar plataformas de petróleo e gás natural nas águas ao longo da linha costeira do Atlântico, na área leste do Golfo do México e em parte do Alasca.

 

"Estamos anunciando a expansão da exploração de petróleo e gás 'offshore', mas de forma que equilibre a necessidade de recursos energéticos domésticos e a necessidade de proteger os recursos naturais da América", destacou Obama.

 

O presidente comentou que sua decisão faz parte de um plano maior, que também inclui ampliar a produção de energia nuclear e de fontes de energia limpa, para "sair de uma economia que depende de combustíveis fósseis e petróleo estrangeiro para uma que depende de combustíveis locais e de energia limpa".

 

"A única maneira dessa transição ser bem sucedida é fortalecer nossa economia no curto e longo prazos", sustentou Obama. "Não reconhecer essa realidade seria um erro", acrescentou.

 

Obama não fez segredo de que um fator por trás de sua decisão foi atrair apoio republicano para o projeto de mudança climática que está no Congresso.

 

O plano altera uma proibição que há mais de 20 anos limitava a exploração em áreas costeiras que não fossem no Golfo do México. Permite novas perfurações de poços na costa do Estado da Virgínia e em boa parte da região costeira do Atlântico.

 

(Associated Press)

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20