Setor naval

O foco da indústria é a encomenda de 22 navios pela Transpetro

Jornal do Brasil
03/09/2004 03:00
Visualizações: 12

O alvo imediato do setor naval é a futura licitação da Transpetro, subsidiária de transportes da Petrobras, que prevê a construção de 22 embarcações, dentro de um pacote maior, que poderá chegar até 50 unidades.
Segundo o secretário Wagner Victer, um dos pleitos do setor naval é que a Transpetro seja, ela própria, a tomadora dos financiamentos à construção das embarcações, com contra-garantia dos estaleiros brasileiros, em proporção adequada. A liberação dos recursos do FMM pelo BNDES (gestor do fundo) seria feita de acordo com as etapas de cumprimento da obra, numa conta vinculada e num processo a ser fiscalizado por uma sociedade classificadora (terceira parte) implantada dentro do estaleiro.
- Em qualquer país do mundo, o armador é quem toma o financiamento - diz ele, que retornou semana passada da Noruega, importante país produtor de petróleo.
A proposta que está sendo costurada pelo secretário estadual de Energia prevê ainda a substituição de um total de 90 barcos de bandeira estrangeira de apoio a trabalhos offshore por embarcações de bandeira nacional.
- A perspectiva de encomendas é alavanca para retomada do setor naval - assinala Victer.
O Estado do Rio concentra 90% dos estaleiros do país.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19