Um novo momento se anuncia na indústria automobilísitica com a procura cada vez mais acirrada por novos combustíveis. No Brasil não é diferente do resto do mundo. O Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE) está disponibilizando material fruto do trabalho sobre o assunto realizado durante o
Redação TNUm novo momento se anuncia na indústria automobilísitica com a procura cada vez mais acirrada por novos combustíveis. No Brasil não é diferente do resto do mundo. O Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE) está disponibilizando material fruto do trabalho sobre o assunto realizado durante o XXII Fórum Nacional, que aconteceu em maio deste ano.
Coordenado por João Paulo dos Reis Velloso, o livro virtual " Estratégia de Implantação do Carro Elétrico no Brasil", é um verdadeiro curso sobre o assunto. Especialistas no assunto como Pietro Erber, Sergio Rezende, Ronaldo Mota, Adriano Duarte e Jackson Schneider, entre outros, contribuem com a publicação.
Na introdução do trabalho, Reis Velloso sublinha que "é chegado o momento de o Brasil acordar para o fato de que está atrasado na corrida para o Carro Elétrico, quando deveria estar na vanguarda – como fez em relação ao Carro a etanol".
Na sequência, ele enumera as vantagens da opção do carro elétrico:
"Em primeiro lugar, consideremos o que mostra estudo recente do Ministério do Meio Ambiente: o carro e a motocicleta são os grandes responsáveis pela poluição nas cidades brasileiras. “A frota de carros e motocicletas emite 40 vezes mais CO (Monóxido de Carbono) do que a frota de ônibus urbano”.
Tomando os números: “Em 2009, as emissões de CO por parte de carros e motos corresponderam a 83% do total desse gás... Os ônibus responderam por 2%”. “E o número de usuários foi equivalente.”
Segundo, em termos de eficiência energética, o Carro Elétrico está à frente, “no tráfego urbano, em especial quando em baixas velocidades e constantes acelerações e frenagens”.
Ao lado disso, os Carros Elétricos são também vantajosos em termos de poluição sonora, pois os motores elétricos são silenciosos, diferentemente dos motores a combustão.
Vantagem financeira: “O custo do quilômetro rodado é mais baixo e o custo de manutenção igualmente”.
Em terceiro lugar, devido a esse conjunto de razões, existe um Ciclo de Transformação na Indústria Automobilística Mundial, impulsionado pelo Carro Elétrico. Se, nesse cenário de “Inovação Radical”, o Brasil ficar de fora, poderá ter grandes perdas, em termos de produção e exportações de carros, assim como de autopeças (setor importante para o país)".
A publicação apenas não defende o carro elétrico, mas municia a todos com informações importantes, seja para a opção de carros apenas elétricos ou hibridos.
Um trabalho que merece atenção.
O "livro virtual" pode ser acessado através do link Estratégia de Implantação do Carro Elétrico no Brasi
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