acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Carro na tomada

O carro elétrico no Brasil

30/06/2010 | 10h15

Um novo momento se anuncia na indústria automobilísitica com a procura cada vez mais acirrada por novos combustíveis. No Brasil não é diferente do resto do mundo. O  Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE) está disponibilizando material fruto do trabalho sobre o assunto realizado durante o XXII Fórum Nacional, que aconteceu em maio deste ano.

 

Coordenado por João Paulo dos Reis Velloso, o livro virtual " Estratégia de Implantação do Carro Elétrico no Brasil", é um verdadeiro curso sobre o assunto. Especialistas no assunto como  Pietro Erber, Sergio Rezende, Ronaldo Mota,  Adriano Duarte e Jackson Schneider, entre outros, contribuem com a publicação.

 

Na introdução do trabalho, Reis Velloso sublinha que "é chegado o momento de o Brasil acordar para o fato de que está atrasado na corrida para o Carro Elétrico, quando deveria estar na vanguarda – como fez em relação ao Carro a etanol".

 

Na sequência, ele enumera as vantagens da opção do carro elétrico:


"Em primeiro lugar, consideremos o que mostra estudo recente do Ministério do Meio Ambiente: o carro e a motocicleta são os grandes responsáveis pela poluição nas cidades brasileiras. “A frota de carros e motocicletas emite 40 vezes mais CO (Monóxido de Carbono) do que a frota de ônibus urbano”.

 

Tomando os números: “Em 2009, as emissões de CO por parte de carros e motos corresponderam a 83% do total desse gás... Os ônibus responderam por 2%”. “E o número de usuários foi equivalente.”

 

Segundo, em termos de eficiência energética, o Carro Elétrico está à frente, “no tráfego urbano, em especial quando em baixas velocidades e constantes acelerações e frenagens”.

 

Ao lado disso, os Carros Elétricos são também vantajosos em termos de poluição sonora, pois os motores elétricos são silenciosos, diferentemente dos motores a combustão.

 

Vantagem financeira: “O custo do quilômetro rodado é mais baixo e o custo de manutenção igualmente”.

 

Em terceiro lugar, devido a esse conjunto de razões, existe um Ciclo de Transformação na Indústria Automobilística Mundial, impulsionado pelo Carro Elétrico. Se, nesse cenário de “Inovação Radical”, o Brasil ficar de fora, poderá ter grandes perdas, em termos de produção e exportações de carros, assim como de autopeças (setor importante para o país)".

 


A publicação apenas não defende o carro elétrico, mas municia a todos com informações importantes, seja para a opção de carros apenas elétricos ou hibridos.

 

Um trabalho que merece atenção.

 

O "livro virtual" pode ser acessado através do link Estratégia de Implantação do Carro Elétrico no Brasi



Fonte: Redação TN
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar