acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Navio-Sonda

NS Arpoador chega ao Estaleiro Jurong Aracruz

20/02/2015 | 11h01
NS Arpoador chega ao Estaleiro Jurong Aracruz
Divulgação Estaleiro Jurong Aracruz Divulgação Estaleiro Jurong Aracruz

O casco do navio-sonda Arpoador já está no Estaleiro Jurong Aracruz (EJA). O equipamento, que possui 203 metros de comprimento, 40 metros de largura e calado de 5,5 metros, chegou na noite desta quarta-feira (18) e foi atracado na manhã do dia 19 de fevereiro. O Governo do Estado do Espirito Santo, em parceria com a Marinha do Brasil e a equipe técnica do EJA, trabalhou para agilizar a vinda do casco da sonda, que deveria chegar em cerca de 30 dias, visando a atender aos prazos de construção e nacionalização do produto. O equipamento foi trazido por cinco rebocadores de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

 

A partir da chegada do NS Arpoador no cais do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), tem início o processo visando a sua liberação junto à Receita Federal. Após, começa a montagem no casco dos megablocos de acomodação da tripulação, bem como da torre de perfuração. Os equipamentos já estão sendo montados e vem sendo construídos desde o ano passado pela equipe de operação do EJA, enquanto o casco vinha sendo construído nos estaleiros do Grupo Sembcorp Marine, em Cingapura.

 

Para a montagem dos megablocos no casco, será utilizado um guindaste gigante flutuante do EJA com capacidade de içamento de até 3.600 toneladas. O guindaste flutuante do EJA foi fabricado no Japão, possui bandeira e tripulação brasileira e é o maior da América Latina.

 

O trabalho de construção da torre de perfuração e acomodações da tripulação vem sendo realizado por aproximadamente 1000 trabalhadores do EJA de diversas áreas, como: soldadores, jateadores, montadores de andaime, caldeireiros, pintores, técnicos em construção naval, engenheiros, entre outros. O navio-sonda Arpoador deverá ser concluído e entregue à Sete Brasil ainda este ano. A previsão é que até abril de 2015 sejam contratados diretamente cerca de 400 trabalhadores pelo Estaleiro Jurong Aracruz.

 

O NS Arpoador é o primeiro de sete navios-sonda encomendados ao EJA pela Sete Brasil para operação em águas ultraprofundas do pré-sal brasileiro da Bacia de Santos. Além do NS Arpoador, o Estaleiro Jurong construirá em Aracruz outros seis navios-sondas: NS Guarapari, NS Camburi, NS Itaoca, NS Itaúnas, NS Siri e NS Sahy.

 

A embarcação, com alojamento para uma tripulação de até 180 pessoas, possui ampla capacidade de carga e espaço útil, avançados equipamentos de perfuração e um amplo ‘moon pool’ central (abertura no centro do navio similar a uma piscina por onde se movimentam os equipamentos de perfuração dos poços de petróleo). O navio-sonda será capaz de operar a 10 mil pés de profundidade (3.048 m) e perfurar poços de até 40 mil pés (12,2 km) de comprimento.



Fonte: Redação / Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar