Tecnologia

Novo sistema de abastecimento para base brasileira na Antártica entra em fase de testes

A Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF será equipada com um sistema de descarregamento de 450 toneladas de óleo diesel, diretamente do navio em movimento para os tanques em terra. Este projeto é inédito em ambiente antártico.

Redação
23/08/2011 19:38
Visualizações: 223
Após 30 anos de bons serviços e diversas pesquisas realizadas, a Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF será equipada com um sistema de descarregamento de 450 toneladas de óleo diesel, diretamente do navio em movimento para os tanques em terra. Este projeto é inédito em ambiente antártico.

A idéia original de ligação do navio por meio de linha flexível oriunda da Petrobras encontrou inúmeros entraves técnicos em sua formulação. Mas esses mesmos entraves levaram o projeto até a Glow Soluções Técnicas Indústria e Consultoria, empresa nacional que apresentou o procedimento de uma forma técnica e economicamente viável, assumindo em contrato a responsabilidade de projetar, fabricar e montar todo o novo sistema de abastecimento.

A EACF é uma das principais bases de pesquisas do mundo, muitas vezes reunindo pesquisadores de todas as partes do planeta. Na parte técnica destacam-se os guinchos hidráulicos, projetados e fabricados pela Glow, especialmente para atender aos requisitos operacionais do ambiente Antártico.

O novo sistema permitirá que o abastecimento dos tanques seja feito em um ou dois dias e de uma forma bem mais segura, tanto para o meio ambiente quanto para o pessoal envolvido. O sistema atual que é feito por balsa dura vários dias e depende ainda das condições climáticas. O sistema será montado e pré-testado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro no mês de setembro, sendo embarcado para o destino em outubro e montado na EACF em novembro deste ano.

O projeto tem patrocínio da Petrobras e gerenciamento da FAURG (Fundação de Apoio da Universidade de Rio Grande) e SECIRM (Secretaria Interministerial de Recursos do Mar).
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13