Campos Maduros

Novas tecnologias aumentam longevidade dos campos

O gerente executivo de produção da Petrobras, José Formigli, apresentou as tecnologias para a recuperação de campos maduros. A Petrobras tem portifócio de 60% de campos maduros e uma reserva in place de 91,2 bilhões de boe. Tecnolgias podem chegar a elevar fator de recuperação a 50%.

da redação
19/06/2007 03:00
Visualizações: 140

O gerente executivo de produção da Petrobras, José Formigli, apresentou as tecnologias para a recuperação de campos maduros. A Petrobras tem portifócio de 60% de campos maduros e uma reserva in place de 91,2 bilhões de boe. Tecnolgias podem chegar a elevar fator de recuperação a 50%.

Embora a caracterização como bacia madura possa sugerir preocupação em relação à longevidade da Bacia de Campos, o gerente executivo de produção da Petrobras, José Formigli, garante que a formação geológica ainda tem petróleo para muitos anos. Atualmente 60% dos operados pela Petrobras são maduros, no entanto, segundo o executivo ainda há muito o que extrair das formações geológicas, uma vez que do total de óleo in place no Brasil, apenas 38% forma parte das reservas totais ou já foi produzido. O  total de óleo disponível é de 91,2 bilhões de boe.

O executivo fez sua apresentação sobre as tecnologias aplicadas pela Petrobras para elevar seu fator de recuperação de poços, durante o painel de abertura na feira e conferência Brasil Offshore 2007, que se realizada desde esta terça-feira (19/06) até a sexta (22/06), em Macaé (RJ).

Formigli explicou que das 309 concessões da Petrobras, 205 estão sob o programa de recuperação de poços da companhia, sob a sigla Recage. No Recage estão incluído projetos de gerenciamento de processos de produção, procura de novas oportunidades produtivas em campos antigos, mecanismos de otimização de custos e tecnolgias exploratórias como sismica 4D.

Como exemplos de eficiência da aplicação do Recage, Formigli cita o campo de Ubarana, na bacia Potiguar, onde está sendo implementado um grande sistema de injeção de água, com a transformação de poços produtores em injetores de água. A expectativa da Petrobras é que o campo alcance um aumento de produção de 15 mil barris por dia.

Em Sergipe, os campos de Camorim e Dourado também contam com um programa agressivo de injeção de água, afirma o executivo. Um novo pico de produção, com a elevação de 15 mil barris por dia de produção, poderá ser atingido em 2011 e 2012 com a aplicação de tecnologias de bombeio centrífugo e estruturas submersas.

Na Bacia de Campos, os campos citados por Formigli foram Albacora e Marlim, ambos de grande produtividade, mas que já entraram em fase de declínio. Para Albacora, a expectativa é de que a utilização de tecnologias de injeção por meio de bombas e equipamentos submersos represente um aumento de produção de cerca de 60 mil barris por dia.

"As plataformas já estão saturadas quanto a instalação de equipamentos para o manuseio de água e gás e portanto a tendência é criar essas estruturas submersas", explica.

Marlim está teve sua terceira fase de exploração aprovada recentemente e os técnicos já estudam a preparação da quarta fase. O pico produtivo foi atingido em 2000, com uma produção de 600 mil barris por dia. O fator de recuperação atual de Marlim é de 44% e a meta da empresa é de chegar a recuperar 50% do reservatório.

Ainda em Campos, Formigli destaca o campo de Badejo, que chegou a ser anti-econômico em função dos preços baixos do petróleo antigamente e da falta de tecnologias e hoje poderá chegar a um novo pico de produção em 2012 com uma produção de 40 mil barris por dia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.