Sustentabilidade

Nova economia: Centro Sebrae de Sustentabilidade instala Comitê de Especialistas

Redação/Assessoria
09/04/2018 18:31
Visualizações: 410

Personalidades de renome internacional vão subsidiar o CSS com análises e sugestões para a produção de conhecimento e inclusão dos pequenos negócios na nova economia.

Dezessete personalidades reconhecidas no Brasil e no exterior como especialistas em sustentabilidade foram convidados pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) para integrar seu Comitê de Especialistas. Na quinta-feira (5), 12 deles participaram da primeira reunião do comitê, realizada na sede do CSS em Cuiabá.

“A proposta é somar saberes diversos para analisar cenários que impactam os pequenos negócios, identificar oportunidades e propor soluções inovadoras”, afirmou Suênia Sousa, gerente do Centro.

contribuições dos renomados especialistas vão permitir a continuidade do trabalho de produção e disseminação de conhecimento, realizado pelo Centro, voltado à inclusão dos pequenos negócios brasileiros na nova economia ou economia em transição, que prioriza sustentabilidade, eficiência e competitividade das empresas.

A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, também participou da reunião. “Acreditamos no empreendedorismo que transforma o país, a cidade e a sociedade. Queremos que os pequenos negócios sejam de alto impacto e cresçam com responsabilidade e de modo sustentável”, disse ela.

Para o diretor-superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, o Sebrae tem meios para conscientizar e mudar um contingente de cerca de 12 milhões de micro e pequenas empresas do país. “O desafio de tornar essas empresas altamente sustentáveis, passa por mecanismos de inovação e de competitividade. Estamos ávidos para aprender com todos vocês sobre como consolidar a sustentabilidade na prática”, destacou José Guilherme.

Os 12 especialistas participaram de uma dinâmica, coordenada por Eliane Chaves, diretora técnica do Sebrae MT, divididos em três grupos, que depois se alternaram para conhecer as propostas dos demais. Ao final, foi feito um balanço do que surgiu nos debates. “Foi uma experiência rica e produtiva”, disse Raquel Blumenschein, arquiteta e diretora do Centro de Excelência da BRE-Building Research Establishment (BRE) na Universidade de Brasília (UnB).

Quem são os integrantes do Comitê de Especialistas:

Carlos Nobre (cientista do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, este último gerou o Quarto Relatório de Avaliação das Mudanças Climáticas, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, em 2007, recebido por Al Gore);

Claudio Boechat, professor associado da Fundação Dom Cabral do núcleo de sustentabilidade e presidente do Instituto Movimento pela Felicidade;

Gherman Araújo, pesquisador da Embrapa Semiárido;

Hélio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente;

Homero Santos, consultor em Governança Corporativa, Estratégia Empresarial, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável;

João Meirelles Filho, escritor, ativista socioambiental e diretor do Instituto Peabiru;

Mário Monzoni, Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP; Mestre em Administração de Política Econômica; coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces);

Orivaldo Barros, diretor de Relações Internacionais da BRE-Buildiing Research Establishment;

Raquel Blumenschein, arquiteta, diretora do Centro de Excelência da Building Research Establishment (BRE) na UnB/ Comunidades Integradas Sustentáveis;

Regina Cavini, oficial sênior das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA);

Ricardo Voltolini, jornalista, consultor em sustentabilidade empresarial e diretor-presidente da Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade;

Roberto Zilles, Doutor em Engenharia de Telecomunicações na especialidade Sistemas Fotovoltaicos, chefe da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético e coordenador do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do IEE-USP.

Outros cinco especialistas, que não puderam participar do primeiro encontro, também vão integrar o Comitê:

Dal Marcondes (, consultor e diretor-presidente da Envolverde);

Carlo Pereira, secretário executivo da Rede Brasil Pacto Global da ONU;

Carlos Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira de Emrpesas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e vice-presidente da Associação Internacional de Resíduos Solidos (ISWA)

Rita Mendonça, socióloga, bióloga e consultora na área de desenvolvimento humano e aprendizagem com a natureza;

Sérgio Risola, diretor e CEO do Cietec-Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP e diretor da Anprotec-Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

Mais informações: Centro Sebrae de Sustentabilidade: (65) 3648.1215 / 5277

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13