Posse

Nova diretoria da PPSA toma posse, com Ibsen Flores Lima, ex-Petrobras, como diretor-presidente

Redação/MME
16/11/2016 12:37
Visualizações: 440

As nomeações dos novos diretores da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural, a PPSA - Pré-Sal Petróleo S.A., para o triênio 2016-2019, foram publicadas nesta quarta-feira (16/11) no “Diário Oficial da União”. Os novos diretores, indicados pelo Ministério de Minas e Energia (MME) têm sólida formação acadêmica, além de grande e diversificada experiência na indústria de petróleo e gás no Brasil e no exterior, sendo dois deles já integrantes da alta administração da PPSA. 

Para diretor-presidente foi nomeado o engenheiro Ibsen Flores Lima; para o cargo de Diretor de Gestão de Contratos, foi nomeado o Geólogo Hercules Tadeu Ferreira da Silva; para o cargo de Diretor de Técnica e Fiscalização, foi nomeado o engenheiro Paulo Moreira de Carvalho; e para o cargo de Diretor de Administração, Controle e Finanças, foi nomeado o engenheiro Leandro Leme Junior. 

No momento em que toma posse, a nova diretoria assume o compromisso com a continuidade das atividades no contrato de Libra e nos próximos contratos a serem firmados; com a celeridade em celebrar os acordos de individualização da produção, e com a conclusão e implantação da política de comercialização de óleo e gás da União, preservando e consolidando a competência técnica já reconhecida da equipe da PPSA. 

Nossos agradecimentos aos Diretores que concluem seus mandatos agora, os Engenheiros Oswaldo Antunes Pedrosa Junior (Diretor Presidente), Edson Yoshihito Nakagawa (Diretor Técnico e de Fiscalização) e Antônio Cláudio Pereira da Silva (Diretor Financeiro e de Administração). Agradecemos também ao Geólogo Renato Marcos Darros de Matos (Diretor de Gestão de Contratos), que já havia deixado o cargo. 

A Pré-Sal Petróleo S.A. foi criada em 1º de agosto de 2013 pelo decreto 8.063 e teve a nomeação de sua diretoria executiva publicada no DOU em 7 de novembro de 2013. A empresa é uma sociedade anônima de capital fechado, vinculada ao MME e com foco em três grandes pilares: 1) gestão dos contratos de partilha de produção, 2) representação da União nos acordos de individualização da produção e 3) gestão da comercialização do petróleo e gás natural da União. 

Veja o currículo resumido dos novos diretores: 

Ibsen Flores Lima - Diretor-presidente; possui graduação em engenharia mecânica pela UFRJ (1977), Administração de Empresas pela UFRJ (1989) e MBA em gestão empresarial pela FGV (2000). Atuou na Petrobras na área de Produção de Petróleo e Gás por 37 anos, com ênfase em Instalações de Produção em campos de produção terrestres e marítimos nas Bacias do Espírito Santo e Campos. Possui experiência gerencial nas áreas de operações de produção, desenvolvimento da produção, gestão de projetos e desenvolvimento tecnológico. Foi Gerente de Implantação de Projetos de Produção da Bacia de Campos de 1992 a 1998, quando foi responsável pela implementação do processo de gestão de projetos naquela Unidade. Gerente do Núcleo de Produção de Albacora de 1998 a 2000, Gerente de Instalações de Superfície do Ativo Marlim de 2001 a 2004. Gerente do Ativo Golfinho de 2004 a 2008, Gerente de Engenharia de Produção da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro, de 2008 a 2010, e Gerente Geral de Instalações e Processos de Produção do E&P na sede da Petrobras de 2010 a 2015. 

Hercules Tadeu Ferreira da Silva - Diretor de Gestão de Contratos; Formado em Geologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Rio Claro em 1979. Tem Ph.D. em Geologia pela The University of Texas at Austin, EUA, em 1993. Ingressou na Petrobras em 1980 na Bahia onde trabalhou com operações de poços e intepretação geológica e geofísica por 10 anos antes de ir para os EUA. Foi Gerente de Geologia nas Bacias de Sergipe-Alagoas entre 1995 e 2000. Foi Gerente de Exploração no Espírito Santo entre 2000 e início de 2005. Posteriormente, foi Diretor-Geral da Petrobras em Angola de 2005 a 2009. Foi Diretor Geral da Petrobras na Turquia de 2009 até 2011. Aposentou-se da Petrobras em julho de 2011. Atuou como Diretor de Desenvolvimento de Negócios e de Negócios Corporativos da PetroRecôncavo (maior operadora de produção onshore do Brasil) entre 2011 e 2014. Atuou como consultor na área de campos maduros. Foi vice-presidente do Comitê de Petróleo e Gás Natural da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) entre 2014 e e 2015. Assumiu a Gerência Executiva de Contratos da PPSA em maio de 2015 para lidar com os acordos de individualização da produção. Tem dezenas de artigos publicados na área de Geociências. Fez parte da banca examinadora de um grande número de teses de mestrados e de uma dissertação de doutorado. Como parte do desenvolvimento profissional participou, entre outros cursos, do Columbia Management Program – Universidade de Columbia, EUA (2000), Amana-Key (2004), do Iraq Mega Projects (2010) e do Global Energy Seminar, Universidade de Harvard (2010). 

Paulo Moreira de Carvalho - Diretor de Técnica e Fiscalização; possui graduação em Engenharia Química pela UFRJ (1978), mestrado em Engenharia de Petróleo pela Unicamp (1993) e doutorado pela The University of Texas at Austin (1998). Possui também relevante formação gerencial com destaque para os seguintes diplomas de Advanced Management Program's: Thunderbird (Phoenix, EUA, 2003), Amana-key (São Paulo, Brasil, 2004) e INSEAD (Fontainebleau, França, 2005). Tem mais de 35 anos experiência na área de engenharia de petróleo com ênfase em métodos de produção, elevação natural e artificial de petróleo, e escoamento de fluidos. Possui consolidada experiência em projeto e operação de unidades estacionárias de produção offshore (FPSO e semi-submersíveis) assim como sistemas submarinos associados. Foi gerente do ativo Akpo na Nigéria tendo atuado como representante da Petrobras na Total durante a engenharia básica do projeto de desenvolvimento de produção do bloco OPL-246 na Doris Engineering em Paris, de 2001 a 2005. De 2006 a 2009 foi o gerente geral da Petrobras Turquia Oil & Gas BV, tendo sido o responsável por sua implantação na capital Ankara. Atuou como operador de projeto de exploração de dois blocos em águas profundas no Mar Negro. Posteriormente foi gerente geral de tecnologia e inovação e gerente geral de logística para o pré-sal na Petrobras Transporte - Transpetro no período de 2009 a 2014. Aposentou-se da Petrobras em 2014 e, desde então, é o superintendente de desenvolvimento e produção na PPSA. 

Leandro Leme Junior - Diretor de Administração, Controle e Finanças; Graduado em engenharia civil pela USP, pós-graduado em engenharia de petróleo pela Universidade Petrobras e MBA na Business School, Toronto University, além de cursos de Supply Chain Management pela Michigan State University e Drilling and Completion Wells pela Murchinson School, Albuquerque, EUA. Tem mais de 35 anos de experiência em engenharia de petróleo com ênfase nas áreas de perfuração e completação de poços, e na cadeia de suprimento e logística de E&P. Ocupou diversas posições gerenciais na Petrobras no Brasil e no Exterior, dentre elas a gerência de Contratação e Logística de E&P da Área Internacional, abrangendo Brasil, Colômbia, Angola, Tanzânia, Nigéria, Turquia e Portugal, atuando com contratos sob o regime de Concessão e Partilha de Produção. Foi coordenador do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo no Espírito Santo (PROMINP) e professor do curso de pós-graduação em engenharia do petróleo do IBP. Também foi Gerente Executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde na OGX Petróleo e Gás interagindo com órgãos estaduais, IBAMA e ANP para implantação de projetos nas Bacias de Campos, Santos e Parnaíba. Atuou também em serviços de consultoria no gerenciamento de empresas no segmento Naval e da indústria de Óleo e Gás.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13