Petrobras

Nova descoberta em campos maduros

A Petrobras descobriu petróleo leve de 42° API na Bacia Terrestre do Recôncavo Baiano, no município de Esplanada. O óleo tem alto valor no mercado internacional e as estimativas iniciais indicam um volume recuperável de 4,6 milhões de barris.


30/09/2004 03:00
Visualizações: 50

A Petrobras descobriu petróleo leve de 42° API na Bacia Terrestre do Recôncavo Baiano, no município de Esplanada. "Além de ser um óleo de excelente valor, a descoberta comprova, mais uma vez, o acerto da decisão da Petrobras em retornar à atividade de exploração de bacias maduras, que ainda apresentam concretas oportunidades para elevar a produção e as reservas da Companhia", afirma a empresa em nota. As estimativas iniciais indicam um volume recuperável de 4,6 milhões de barris de óleo.
Para estabelecer o volume de reservas com mais precisão ainda serão necessárias outras perfurações. O bloco exploratório onde está situada a nova descoberta é o BT-REC-11, que foi adquirido na quinta rodada, realizada em agosto de 2003.
A descoberta ocorreu nos reservatórios da Formação Água Grande, tendo sido encontrados 27 metros de arenito com  óleo, com o topo a cerca de 800 metros de profundidade.O primeiro poço perfurado na área de Esplanada, na Bahia, foi vertical e estava seco. A empresa realizou esta segunda perfuração de forma direcional inclinada (com a sonda posicionada no mesmo ponto do primeiro furo) e encontrou óleo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19