Empresas

Norueguesa SN Power adquire 40,65% da Desenvix por R$ 700 mi

Agência Reuters
16/08/2011 19:47
Visualizações: 138
A companhia norueguesa SN Power anunciou nesta terça-feira (16) a aquisição de 40,65% da Desenvix Energias Renováveis, por R$ 706 milhões, na maior transação já realizada pela empresa de desenvolvimento de projetos de energia renovável no mundo. A Desenvix é o braço de geração de energia da empresa de engenharia Engevix.

Com o acordo, firmado no último dia 12, SN Power e Jackson Empreendimentos, que ficará também com 40,65% da companhia, terão controle conjunto da Desenvix, enquanto a Funcef - fundo de pensão da Caixa Econômica Federal - irá manter participação de 18,69%.

A transação também inclui a participação de 50% da Desenvix na Enex, empresa especializada na operação e manutenção de usinas de geração.

"A conclusão da transação deve ocorrer nos próximos meses, após aprovação dos órgãos reguladores brasileiros", afirmou a SN Power, em comunicado.

A Desenvix tem uma carteira de ativos de energia renovável de 162 megawatts (MW) em operação, 176 MW em construção e um portfólio de projetos em desenvolvimento de cerca de 1.600 MW. Os ativos incluem hidrelétricas, dois parques eólicos e uma central de biomassa em construção.

A SN Power informou ainda que, como parte do acordo de entrada na empresa, a companhia e os atuais proprietários da Desenvix desenvolveram um plano de negócios conjunto que visa alcançar 1.000 MW até 2018.

A Desenvix havia entrado com pedido de registro de companhia aberta no final de outubro de 2010, mas solicitou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a interrupção do processo de análise de uma oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) no início de março.

A SN Power, joint-venture entre as empresas Statkraft e Norfund, opera exclusivamente em mercados emergentes, com projetos e operações na Ásia, América Latina e África. A companhia tem como objetivo desenvolver uma carteira com cerca de 3.000 MW de capacidade instalada até 2015.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13