Etanol

Norte fluminense quer retomar destaque na produção de cana e álcool combustível

O papel do Norte Fluminense no esforço nacional para que o Brasil assuma a dianteira da produção mundial de etanol, e contribua para a gradual substituição dos combustíveis fósseis pelos oriundos de fontes naturais renováveis. Esse foi o tema central do seminário "Etanol, do Norte Fluminen

Da redação
26/06/2007 03:00
Visualizações: 48

Promovido pelo Grupo O Dia de Comunicação em parceria com a Petrobras, no Rio o evento reuniu o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, representando Sérgio Cabral, que se encontra em Portugal, Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobras, Jorge Picciani, presidente da Alerj, e Paulo Fraga, diretor de O Dia. Em Campos, diretamente do auditório do Cefet, participaram Luiz Augusto Caldas Pereira, diretor da instituição educacional campista e os secretários de Petróleo e Energia e de Agricultura e Desenvolvimento de Campos, respectivamente Renato Barbosa e Eduardo Barbosa.
 
O representante da Petrobras destacou a disposição da estatal em investir na produção do álcool combustível, e lembrou que ano passado o Brasil exportou 3,5 milhões de litros do produto através da iniciativa privada. "Não é nossa intenção competir com os produtores privados, mas sim atender ao mercado externo, principalmente países asiáticos e mais à frente o mercado americano, através de parcerias que temos fechado com novos produtores", explicou Costa.

O diretor de abastecimento da Petrobras disse que no século 21 nenhum negócio terá sucesso se não atender plenamente os aspectos ligados à inclusão social e sustentabilidade, e lembrou que a companhia sempre atua dentro destes princípios. "Nossa meta é chegar-mos a 2011 exportando 3,5 milhões de litros de álcool combustível, principalmente para o Japão",
disse, antes de assegurar que o crescimento da indústria sucroalcooleira de maneira nenhuma afetará a produção de aliemtos.

Direto de Campos, o secretário de Petróleo e Energia, Renato Barbosa, lembrou que o município do Norte fluminense foi um dos destaques da cultura de cana-de-açúcar no país.
"Já estivemos na vanguarda desse setor, e agora buscamos novas parcerias para voltar à liderança na produção de cana e de álcool", assegurou. Já o secretário de Agricultura, Eduardo Barbosa, destacou o esforço que vem sendo empreendido para aumentar a produtividade da lavoura de cana-de-açúcar no muncípio.   

Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Picciani disse que para se alcançar esse objetivo é preciso uma decisão política acertada, e acentuou: "Parece que estamos no caminho certo". O parlamentar citou também a importância de o etanol se transformar numa commodity e cobrou uma parceria da Petrobras com o governo do estado do Rio de Janeiro para viabilizar a construção de uma fábrica de fertilizantes no Noroeste fluminense. "A Petrobras é que vai ganhar com isso", arrematou.

Já o vice-governador Luiz Fernando Pezão iniciou sua participação lembrando que "o Rio faz parte da história da cana-de-açúcar, assim como a cana-de-açúcar faz parte da história do Rio". E recordou ainda que o Norte fluminense chegou a ter 200 mil hectares plantados com cana, acentuando que o governo estadual pretende fazer todo o possível para recuperar terreno nesse setor.
"Não queremos competir com São Paulo, mas não podemos deixar que esqueçam a importância logística do Rio de Janeiro para os planos de exportação do etanol brasileiro. Trabalhamos com um Plano Diretor que prevê que até 2012 o estado seja autosuficiente em álcool hidratado. Temos previsão de investimento da ordem de R$ 300 milhões nos próximos anos, e queremos voltar aos 200 mil hectares plantados, seja recuperando antigos projetos, seja investindo em novas iniciativas".
Encerrando seu discurso, Pezão disse que o Rio, responsável por 83% da produção nacional de petróleo, também não vai ficar para trás na questão do etanol.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19