Indústria naval

Norsul conclui projeto de navios-barcaças para Aracruz Celulose

O investimento total no projeto foi de US$ 32,6 milhões, para a construção de quatro navios barcaça e dois empurradores.

Redação
29/07/2005 03:00
Visualizações: 392

Com o batismo do navio-barcaça Norsul 5 e do empurrados Norsul Abrolhos, a Companhia de Navegação Norsul conclui o projeto de transporte da Aracruz Celulose. O investimento total no projeto foi de US$ 32,6 milhões, para a construção de quatro navios barcaça e dois empurradores. O primeiro lote de encomendas foi entregue no final de 2002 e já poera desde o início de 2003.
As embarcações serão utilizadas no transporte de madeira da Aracruz Celulose entre o Terminal de Caravelas, na Bahia, e o Terminal de Portocel, no Espírito Santo. A Norsul e a Aracruz foram as primeiras empresas brasileiras a operarem no sistema empurrador e navio-barcaça articulado em mar aberto.
O sistema tem capacidade para transportar cerca de 5,2 mil toneladas de toras de eucalipto por viagem. O volume total de 3,4 milhões de m3/ano de madeira a ser transportado pelos dois empurradores e as quatro barcaças equivale a cerca de 63 mil viagens por ano de caminhões ultrapesados de 54m3, ou seja, um caminhão a cada oito minutos, 24 horas por dia, 365 dias por ano. 
Grande parte do financiado foi concedido pelo Fundo de Marinha Mercante por meio da gestão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O projeto gerou cerca de mil empregos desde o projeto até a construção das embarcações. As obras foram realizadas no Estaleiro EISA, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
 A Companhia de Navegação Norsul realizou, nesta sexta-feira (29/07), no Terminal Erling Sven Lorentzen, em Portocel, no Espírito Santo, a cerimônia de batismo do navio-barcaça Norsul 5 e do empurrador Norsul Abrolhos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19