Obituário

Nobuo Oguri: um exemplo de compromisso com a indústria naval brasileira

Um símbolo da indústria naval brasileira. É dessa forma que o engenheiro Nobuo Oguri ficou conhecido no segmento, onde esteve presente por 55 anos.


28/11/2014 18:39
Nobuo Oguri: um exemplo de compromisso com a indústria naval brasileira Imagem: Ricardo Almeida Visualizações: 303

Formado em engenharia mecânica e engenharia naval, Oguri atuou, pela primeira vez na indústria, no antigo estaleiro Ishibras, em 1959, onde chegou a ocupar o cargo de vice-presidente da empresa. 
Foi, em diversas ocasiões, presidente do SINAVAL.
Nascido no Japão no dia 06 de dezembro de 1925, Oguri chegou ao Brasil aos dois anos de idade, acompanhado de seus pais. 
Seus trabalhos sempre foram reconhecidos pela indústria, comandando projetos importantes e integrando equipes de técnicos que desenvolveram eficiente metodologia na gestão de estaleiros. Muitos profissionais que trabalharam com ele ocupam, atualmente, posição destaque em diversos estaleiros e empresas de engenharia naval.  
Durante o tempo em que esteve no Ishibras, foram construídos e entregues 172 navios, incluindo os maiores navios já construídos no Brasil, os petroleiros / graneleiros “Docefjord” e “Tijuca”, de 305 mil toneladas, que iniciaram operações em 1986 e 1987.  De 1978 a 1980, quatro navios petroleiros de 277 mil toneladas foram entregues à Petrobras. 
De 1991 a 1994 foram entregues oito navios petroleiros (cinco com capacidade de 150 mil TPB e três de 132 mi TPB) para operadoras internacionais, principalmente a Chevron.“O fundamental para que os integrantes de estaleiros tenham sucesso é, primeiramente, vestir a camisa. Em segundo lugar, é transmitir ensinamentos para os mais novos. A experiência que é aprendida na empresa é patrimônio de todos que trabalham para ela”, dizia.Nobuo Oguri morreu nesta quinta-feira (27/11, mas o seu legado de liderança, compromisso com a qualidade e respeito ao meio ambiente permanecerá vivo, lembrado pelas gerações futuras.

Assista a um vídeo sobre Nobuo Oguri, clicando no texto abaixo:
• Nobuo Oguri, uma lenda da construção naval brasileira

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19