Internacional

No Japão, novo sistema de descontaminação nuclear será colocado em prática

Após oito meses dos acidentes radioativos do Japão, a prefeitura de Fukushima anunciou que está em desenvolvimento um plano para descontaminar regiões atingidas pela radiação. Uma empresa privada desenvolveu o novo sistema que submete os destroços a um tratamento térmico em um ambiente livre

Agência Brasil
28/11/2011 12:15
Visualizações: 182
Após oito meses dos acidentes radioativos do Japão, a prefeitura de Fukushima anunciou que está em desenvolvimento um plano para descontaminar regiões atingidas pela radiação. Nesta região está localizada a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi cujos reatores sofreram danos em decorrência do terremoto seguido por tsunami provocando vazamentos e explosões. A área de 30 quilômetros ao redor da usina foi esvaziada para evitar mais riscos de contaminação.

De acordo com autoridades, uma empresa privada, com sede em Tóquio, desenvolveu o novo sistema de descontaminação. Os destroços serão submetidos a um tratamento térmico em um ambiente livre de oxigênio e à base de gás, óleo e pó cerâmico. O objetivo é transformar o material em cinzas não contaminadas. O trabalho deve começar em dezembro.

Em 11 de março deste ano, o Japão foi atingido por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter seguido de tsunami. Os abalos provocaram vazamentos e explosões na usina nuclear. O governo japonês determinou o esvaziamento de nove cidades ao redor de Fukushima e as pessoas ainda moram de forma improvisada.

Também foi determinada a suspensão da produção e comercialização de alimentos da região de Fukushima. Os acidentes no Japão geraram preocupações na comunidade internacional que ampliou a atenção em relação à segurança das usinas nucleares no mundo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13