Indústria

Nível de otimismo e confiança chega ao setor industrial depois de 28 meses de crise

Diante de expectativas de que a economia do País vai melhorar nos próximos meses, otimismo do empresário industrial aumenta.

Redação/Portal Brasil
17/08/2016 15:39
Visualizações: 264

Depois de 28 meses, os industriais cruzaram a linha que separa o pessimismo do otimismo. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 4,2 pontos na passagem de julho para agosto e alcançou 51,5 pontos.

Semelhante a um termômetro, quando esse indicador está acima dos 50 pontos, indica que os empresários estão confiantes; quando ele está abaixo, sugere pessimismo. Essa foi a primeira vez desde março de 2014 que o índice superou esse limite.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o movimento de recuperação teve início em abril e até agosto houve um ganho de 14,7 pontos. A entidade é a responsável pelo estudo, que foi divulgado nesta terça-feira (16).

Em agosto, os três segmentos avaliados pela pesquisa apresentaram avanço. A indústria extrativa subiu de 48 para 53,4 pontos; a de transformação passou de 48 para 51,8; e da construção de 44,4 para 49,6.

Expectativas para a economia

Essa pesquisa da CNI faz ainda duas avaliações: a primeira sobre a situação atual da economia e da empresa; a segunda sobre o futuro da economia e do companhia. Os números mais favoráveis foram influenciados principalmente pelas expectativas dos industriais em relação ao futuro.

Esse indicador subiu de 52,3 pontos para 56,2. A confiança de que a própria empresa terá desempenho melhor no futuro apresentou forte avanço no período ao subir de 54,8 para 58,2 pontos.

Confiança na recuperação

Os indicadores ainda mostram o empresariado confiante de que a economia vai voltar a crescer. Entre junho e agosto, essa percepção melhorou em cinco pontos ao subir de 47,3 para 52,3 pontos.

A percepção com a situação atual da economia também tem avançado rapidamente para a zona de confiança. De julho para agosto, aumentou de 33,5 pontos para 39,9 pontos. Em agosto do ano passado, estava em nível muito inferior, em 28,1 pontos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20