Siderurgia

Nippon Steel cortará até 2,2 milhões de toneladas

Gazeta Mercantil
26/11/2008 04:39
Visualizações: 25

Tóquio - A Nippon Steel, segundo maior grupo siderúrgico do mundo, informou ontem que vai dobrar para 12% o corte programado de produção para o período de outubro a março, em relação à primeira metade do ano fiscal, em resposta à demanda em desaceleração.

 

O presidente da Nippon Steel, Shoji Muneoka, afirmou que os planos da companhia para cortar a produção entre 2 milhões e 2,2 milhões de toneladas no segundo semestre fiscal, principalmente de folhas de aço, se deve à demanda de montadoras de veículos em rápida desaceleração.

 

“O aperto de crédito está afetando a economia real, companhias estão enfrentando dificuldades para levantar recursos e assegurar linhas de financiamento”, disse Muneoka, durante reunião da Federação de Ferro e Aço do Japão.

 

Os cortes das produtoras de aço japonesas ainda são relativamente pequenos, em cerca de 10%, comparado com uma redução planejada de 30% anunciada pela ArcelorMittal, o maior grupo siderúrgico do mundo.

 

Siderúrgicas chinesas também estão planejando expressivos cortes de produção por causa da grande dependência da construção civil.

 

Muneoka acrescentou que a Nippon Steel vai continuar com os programas de investimentos com o objetivo de corte de custos, mas vai verificar com cuidado que planos de expansão de capacidade são necessários. A Nippon Steel havia informado mês passado que cortaria a produção em 1 milhão de toneladas nos seis meses até março, o que é equivalente a 6% de sua produção total.

 

Na semana passada, a terceira maior siderúrgica do mundo, JFE Steel Corp, informou que iria triplicar as reduções de produção programadas para o segundo semestre fiscal, para 1,5 milhão de toneladas, o que representa um corte de 9,6%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.