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Tecnologia LED

Neoenergia vende 30 mil lâmpadas LED com desconto e gera economia

24/11/2014 | 10h15

O Grupo Neoenergia, que controla as distribuidoras Coelba (da Bahia), Celpe (de Pernambuco) e Cosern (do Rio Grande do Norte), foi premiado, na semana passada, pelo projeto que promoveu a troca de aproximadamente 30 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas por lâmpadas LED. O reconhecimento foi concedido durante o XXI SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, realizado na cidade de Santos (SP).

O projeto da Neoenergia foi lançado no ano passado, com o objetivo de estimular o uso da tecnologia LED em residências, uma vez que as lâmpadas incandescentes devem sair de circulação até 2016, conforme a Portaria Interministerial 1007/2010.

As distribuidoras da Neoenergia destinaram R$ 2,3 milhões para subsidiar a compra de lâmpadas LED de 10W da Philips, o que permitiu oferecer o produto com um desconto médio de 75% nas redes de varejo Home Center Ferreira Costa (na Bahia e em Pernambuco) e o Armazém Pará (no RN). O projeto integrou os Programas de Eficiência Energética da Coelba, Celpe e Cosern, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os clientes da Neoenergia que atenderam aos critérios do projeto pagaram R$ 15 por unidade e puderam adquirir até cinco lâmpadas. Para isso, bastava apresentar, nas lojas credenciadas, a última conta de energia paga e até cinco lâmpadas incandescentes usadas, de 60W até 100W, ou fluorescentes compactas integradas, de 15W até 25W.

A substituição de 30 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED gera uma economia total de mais 1 GWh (gigawatt-hora) por ano.

Além de não conter mercúrio, a lâmpada LED dura 15 vezes mais do que a incandescente e mais do que o dobro da fluorescente compacta - podendo ser usada durante cerca de sete anos, seis horas por dia. Ainda oferece economia de até 83% no consumo de energia, se comparada à incandescente. Também tem acendimento instantâneo, não aquece o ambiente e é ideal para iluminar objetos sensíveis ao calor e coloridos.

Durante a promoção, as lâmpadas fluorescentes descartadas pelos clientes das distribuidoras tiveram o mercúrio retirado e a destinação adequada, preservando o meio ambiente.

“Nossa intenção foi fazer com que a tecnologia LED comece a ser conhecida e demandada pelos consumidores, contribuindo para o consumo sustentável de energia”, afirma a presidente do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro.



Fonte: Redação / Assessoria
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