Energia elétrica

Neoenergia se transforma na maior empresa elétrica no Brasil e na AL ao incorporar os negócios da Elektro

Redação/Assessoria
08/06/2017 11:19
Visualizações: 218

Os acionistas da Neoenergia - Iberdrola (39%), Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco de Brasil (Previ) (49%) e BB Banco de Investimento (Banco de Brasil) (12%) - chegaram a um acordo pelo qual a companhia incorporará a atividade e os negócios da Elektro, filial brasileira da Iberdrola.

Desta forma, cria-se a maior empresa elétrica do Brasil e a primeira da América Latina por número de clientes, com 13,4 milhões de unidades consumidoras e com grande representatividade no setor regulado.

O Presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, ressaltou que “graças ao acordo com os nossos sócios Previ e Banco do Brasil, cria-se a maior empresa elétrica do Brasil e da América Latina, o que reforça o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento energético brasileiro”.

“A integração da Elektro à Neoenergia corresponde, do mesmo modo, aos objetivos estipulados nas Perspectivas Estratégicas 2016-2020 da Iberdrola: apostar nos negócios regulados e estáveis, assim como consolidar e controlar a gestão da nossa atividade no Brasil”, acrescentou Galán.

A empresa resultante (que reunirá os ativos de distribuição, transmissão, geração e comercialização de eletricidade da Neoenergia e da Elektro) terá aproximadamente a seguinte repartição acionária: 52,45% será controlado pela Iberdrola, 38,21% corresponderá à Previ e 9,35% ao Banco do Brasil.

O acordo alcançado entre os sócios inclui o compromisso da Iberdrola de que a companhia entre na Bolsa (abertura de capital da empresa) quando a Previ e o Banco do Brasil considerarem oportuno.

Estrutura da operação

A transação anunciada hoje será realizada em conformidade com a fórmula conhecida como incorporação: a Neoenergia executará uma ampliação de capital que será subscrita em sua totalidade pela Iberdrola. O aumento de participação da companhia com sede em Bilbao, nesta sociedade, terá como contraprestação os ativos da Elektro.

Os três proprietários da Neoenergia também subscreveram um novo pacto de acionistas que substitui o anterior de 2005 e determina, entre outros, os seguintes aspectos: a aprovação de determinadas matérias reservadas por maiorias reforçadas, a existência de limitações para transmissão de ações da empresa, o direito da Iberdrola de nomear a maioria dos membros do Conselho de Administração da Neoenergia e a obrigação, por parte da Iberdrola, de canalizar todos seus investimentos no Brasil através da companhia.

A operação está pendente de aprovação por parte das Assembleias Gerais de Acionistas da Neoenergia e da Elektro e de outras condições habituais neste tipo de operação, como é o caso das aprovações das autoridades brasileiras competentes: CADE e ANEEL.

Primeira companhia elétrica do Brasil

O acordo aprovado pela Neoenergia criará a maior companhia elétrica do Brasil e a primeira da América Latina em número de clientes, com 13,4 milhões. Prestará serviço num território com uma população superior a 43 milhões de pessoas, enquanto a Iberdrola, na Espanha, atende 18 milhões de pessoas.

A sua área de concessão abrangerá 836.000 km2, em comparação com os 190.000 km2 da Iberdrola na Espanha, enquanto sua rede de distribuição se estenderá ao longo de 585.000 km (268.000 km no caso da Espanha).

A companhia, fundamentalmente regulada, também estará presente no negócio de geração eólica e hidráulica com uma capacidade de 2.080 megawatts (MW) operacionais e 1.460 MW em desenvolvimento, bem como no negócio de geração termelétrica com 530 MW operacionais.

A nova Neoenergia possui uma base de ativos regulados de, aproximadamente, 3,657 bilhões de euros.

Se os números correspondentes ao exercício 2016 da Elektro e da Neoenergia fossem somados, a companhia teria gerado receitas de, cerca de, 7,935 bilhões de euros. O EBITDA teria sido de aproximadamente 934 milhões de euros.

Sobre a Neoenergia

A Neoenergia é uma empresa de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia líder no Brasil, e está presente em mais de 11 estados do país. A empresa presta serviço numa área de concessão de mais de 37 milhões de pessoas.

No encerramento de 2016, a Neonergia tinha 10,8 milhões de unidades consumidoras no Brasil e seu volume total de energia elétrica distribuída era de mais de 38.000 gigawatts/hora (GWh).

Atualmente, é controlada pela Previ (49%), Iberdrola (39%) e Banco do Brasil (12%). Possui também 50% da joint venture Força Eólica do Brasil (os outros 50% são propriedade da Elektro), que se dedica ao desenvolvimento e operação de parques eólicos no país.

Sobre a Elektro

A Elektro é uma empresa de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, com 99,99% de participação da Iberdrola.

Opera nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, em uma área de concessão de mais de seis milhões de pessoas. No encerramento de 2016, a Elektro tinha 2,6 milhões de unidades consumidoras no Brasil e um volume total de energia elétrica distribuída de aproximadamente 16.000 gigawatts/hora (GWh).

Possui também 50% da joint venture Força Eólica do Brasil (os outros 50% são propriedade da Neoenergia), que se dedica ao desenvolvimento e operação de parques eólicos no país.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13