Petrobras

Navio-plataforma Cidade de Mangaratiba deixa estaleiro rumo ao pré-sal

Embarcação será conectada a 8 poços produtores e 8 injetores.

Agência Petrobras
18/08/2014 12:50
Navio-plataforma Cidade de Mangaratiba deixa estaleiro rumo ao pré-sal Imagem: Divulgação Petrobras. Visualizações: 286

O consórcio Schahin - Modec, contratado pela Petrobras para construir e operar o FPSO Cidade de Mangaratiba, deu início neste sábado (16/8) à saída da unidade do estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis.

Este navio-plataforma vai operar na área de Iracema Sul, no campo de Lula, localizada no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

Com conteúdo local previsto de 65%, a construção e integração de módulos, no Brasil, envolveu quatro sites de obras no Rio de Janeiro, localizados em Itaguaí, Ilha do Fundão, Niterói, Angra dos Reis, além de um na Bahia.

Ancorado a 240 km da costa, em águas com profundidade de 2.200 metros, o Cidade de Mangaratiba será conectado a 8 poços produtores e 8 injetores, tendo capacidade para produzir 150 mil barris de óleo e comprimir 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, e para armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo.

Além disso, tem capacidade para injetar 240 mil barris de água por dia.

A produção de petróleo deverá ser iniciada no quarto trimestre deste ano. 

FPSO (Floating Production Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês que identifica uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

São navios-plataforma com capacidade para separar o petróleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-lo nos tanques de carga para, finalmente, transferi-lo para navios petroleiros, que serão os responsáveis pelo seu transporte.

Além disso, o gás produzido será exportado para terra via gasoduto. 

 

Características técnicas

Profundidade de água de operação: 2.200m;Capacidade de produção de petróleo: 150 mil barris/dia;Capacidade de tratamento de gás natural: 8 milhões m³/dia;Alojamento: 150 pessoas;Nº de empregos diretos: 2.500 trabalhadores.

A área de Iracema Sul compõe a concessão BM-S-11, operada pela Petrobras (65%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda. (25%) e a Petrogal Brasil S.A. (10%).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19