Tecnologia

Nano-resina desafia leis da física


07/11/2006 02:00
Visualizações: 246

A petroquímica Braskem lançou mais um produto desenvolvido em escala nanométrica - em que são manipuladas partículas de tamanho equivalente à milionésima parte de um milímetro. Desta vez, a companhia lançou um novo tipo de polipropileno que, graças às propriedades da nanotecnologia, apresenta maiores índices de rigidez e de resistência.

Geralmente, nos plásticos "normais",a rigidez é inversamente proporcional à resistência à quebra. Isto é: quanto mais rígido é o plástico, maior é a sua vulnerabilidade. Com o novo material a Braskem conseguiu inverter essa lei da física. Agora, na medida que a rigidez aumenta, a resistência cresce na mesma proporção. "Não conheço nenhuma outra patente registrada que tenha conseguido as duas coisas", ressalta Manuel Lisboa, gerente de nanotecnologia da Braskem.

O objetivo da Braskem é produzir 10 mil toneladas anuais de polipropileno com nanocompósitos no próximo ano. E, a partir daí, aumentar essa produção até 100 mil toneladas anuais - meta que deverá ser alcançada dentro de uma década. O produto deve atender especialmente às indústrias automobilística e naval.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13