Energia Nuclear

Na Rússia, Rosatom será a primeira no mundo a conectar reator nuclear da terceira geração

Assessoria/Redação
06/04/2016 18:12
Visualizações: 169

A estatal russa de energia nuclear, Rosatom, vai conectar o primeiro reator da usina de Novovoronezh 2, na Rússia, nos próximos meses. Trata- se da primeira unidade da chamada Terceira Geração – caracterizada por mais longevidade, eficácia e segurança – a entrar em operação no mundo.

O reator foi oficialmente ligado no último dia 24 de março, quando foi iniciado, através de simuladores, o processo de carregamento de combustíveis. Nos dias seguintes, esse material foi, aos poucos, substituído pelo combustível de fato. O diretor de Novovoronezh, Vladimir Povatov, explica esse é o primeiro passo para dar o início às operações, que são programadas detalhadamente. “Essa fase vai durar cerca de 55 dias. A próxima etapa inclui todos os testes finais pré-operacionais e, na sequência, a conexão da usina ao sistema elétrico”, antecipa.

O reator utilizado é o VVER-1200, que atende a todos os requisitos de segurança e proteção ao meio ambiente. A unidade já passou por mais de 20 missões especiais da Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA) e foi reconhecida pela sua extrema segurança. Seu principal diferencial é o uso de sistemas passivos adicionais, que não necessitam da ação de operadores. O VVER-1200 é resistente a terremotos, tsunamis, furacões e até queda de aeronaves.

Atualmente os reatores VVER-1200 estão sendo implantados pela Rosatom na Bielorrússia, Turquia, Egito, Finlândia, Hungria e Bangladesh.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19