Evento

Na Intersolar South America 2017 o armazenagem de energia elétrica terá destaque

Redação/Assessoria
01/08/2017 13:53
Visualizações: 143

Relatórios globais sobre mercados de armazenagem de energia apontam que os Estados Unidos (especificamente a Califórnia) e a Alemanha, graças a suas altas taxas de geração e consumo, estão na dianteira na armazenagem de energia elétrica de matriz fotovoltaica.

Apesar dos investimentos do Chile – que, com 50 MW já instalados, é o país latino-americano mais avançado no setor – e de alguns avanços em Porto Rico, a América Latina ainda é o menor mercado de armazenagem de energia no planeta. No entanto, o aumento de projetos solares no México, na Argentina e no Brasil pode impulsionar o setor na região.

Segundo a Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia (ABAQUE), o mercado potencial brasileiro para sistemas de armazenagem de energia é de 95 GW – um volume capaz de atender toda a carga do país durante uma hora. Ainda segundo a ABAQUE, o total instalado em agosto de 2015 era de 185,3 GW, chegando a 187,3 GW em março deste ano.

A América do Sul é uma das cinco áreas de maior potencial solar no planeta. A crescente participação da energia solar no mercado, juntamente com outras energias renováveis, anuncia uma mudança estrutural que traz desafios à legislação e às políticas energéticas além dos desafios já existentes das tecnologias de armazenagem, dos sistemas de transmissão inteligente e da administração da demanda.

A quinta edição da Intersolar South America, entre 22 e 24 de agosto no Expo Center Norte, tratará tanto da necessidade de estruturar marcos regulatórios quanto da evolução de modelos de fornecimento que flexibilizem a comercialização de energia e incorporem serviços mais amplos no setor.

A feira consolida tecnologias dirigidas a esse mercado, além de pôr em pauta discussões importantes para o crescimento do país. Os destaques deste ano serão energia fotovoltaica, tecnologias de produção FV, armazenagem de energia e tecnologias termossolares.

Além de contar com mais de 200 expositores nacionais e internacionais, a feira será acompanhada por um congresso de três dias que discutirá o futuro das gerações distribuída e centralizada de energia solar, além dos desafios e limitações do mercado FV brasileiro. O congresso também enfocará a importância estratégica da energia termossolar no Brasil e abordará tecnologias FV, financiamento FV e armazenagem de energia.

Segundo Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos – organizadora da Intersolar South America 2017 em parceria com a Solar Promotion International e FMMI –, o potencial brasileiro no setor é imenso e a feira é fundamental para disseminar tecnologias já utilizadas mundialmente. “A cada ano, a Intersolar se consolida como ponto de encontro de especialistas e protagonistas nacionais e internacionais, que são os verdadeiros responsáveis por esse crescimento de mercado que estamos vendo no país,” acrescenta a executiva.

Serviço

Intersolar South America

Data: 22 a 24 de agosto de 2017

Horário da feira: das 12h às 20h

Horário do congresso: das 9h às 20h

Expo Center Norte – São Paulo – São Paulo

Para mais informações sobre a Intersolar, visite http://www.intersolar.net.Brasil

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13