Energia

MPF entra com mais uma ação contra a Usina Hidrelétrica Teles Pires

A entidade diz que a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, responsável pela obra, não tem cumprido as medidas para diminuir o impacto ambiental da instalação da usina e nem um termo de compromisso que previa investimentos em saúde, educação, transporte e habitação para compensar os impactos

Agência Brasil
16/12/2011 11:35
Visualizações: 137
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará e em Mato Grosso, e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso entraram com mais uma ação na Justiça pedindo a paralisação das obras da Usina Hidrelétrica Teles Pires, localizada no rio de mesmo nome, na divisa dos estados de Mato Grosso e do Pará. Agora, os procuradores questionam o cumprimento das condicionantes previstas no licenciamento ambiental do empreendimento.

Na ação, as entidades dizem que a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, responsável pela obra, não tem cumprido as medidas para diminuir o impacto ambiental da instalação da usina e nem um termo de compromisso que previa investimentos em saúde, educação, transporte e habitação para compensar os impactos sociais da migração de 30 mil pessoas atraídas pelos postos de trabalho na obra.

Segundo o MPF e o MP estadual, depois da obtenção da licença prévia, concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em agosto, o consórcio tentou se eximir da responsabilidade de compensar os impactos sociais do empreendimento nos três municípios que serão diretamente atingidos: Alta Floresta e Paranaíta, em Mato Grosso, e Jacareacanga, no Pará.

Os prefeitos acusam o consórcio de só querer repassar R$ 11 milhões dos R$ 300 milhões previstos para a mitigação dos impactos. A empresa chegou a fechar um acordo com os municípios, mas, segundo o MPF, até agora, nenhuma obra ligada a infraestrutura de saúde, educação ou transporte foi iniciada.

No último dia 8, a Justiça de Mato Grosso derrubou uma ação do MPF e do MP que também pedia a paralisação das obras da usina. As entidades alegavam que a legislação do estado de Mato Grosso sobre a matéria não foi observada, pois a instalação teria que ser submetida à análise da Assembleia Legislativa e ao Conselho Estadual do Meio Ambiente ou à secretaria estadual da área.

Na decisão, a Vara Única de Justiça do município de Sinop acolheu o argumento da Advocacia-Geral da União (AGU), de que a legislação federal dá ao Ibama a prerrogativa de a conceder licenciamento no caso de obras de alto impacto ambiental de âmbito nacional ou regional.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19