Energia

MPF do Pará entrará no STF contra decisão sobre Belo Monte

Agência Estado
09/11/2011 20:01
Visualizações: 144
O Ministério Público Federal do Pará informou nesta quarta-feira (9) por meio de nota, que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, a respeito do decreto legislativo que autorizou o Poder Executivo a dar início à instalação da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, Pará.

O TRF decidiu hoje pela manutenção do decreto, concluindo o julgamento de uma ação proposta pelo Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA). O MPF-PA argumentava que, ao autorizar Belo Monte, o Congresso Nacional teria violado o direito dos índios de serem ouvidos em consulta pública sobre o empreendimento.

"O Ministério Público Federal vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal pelo direito dos povos indígenas de serem consultados em empreendimentos que afetem diretamente sua sobrevivência, como é o caso da usina de Belo Monte, autorizada pelo Congresso Nacional sem ouvir os índios." Depois que o acórdão for publicado pelo TRF, o MPF tem 15 dias para recorrer ao Supremo por meio de um Recurso Extraordinário.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19