Balanço

Movimentação recorde nos ativos de logística acompanha aumento da produção de refinarias

Transpetro incrementou atendimento à grande demanda das térmicas.

Agência Petrobras
09/01/2015 16:15
Visualizações: 110

As operações da Transpetro bateram recordes em 2014 com a movimentação de 653 milhões de m³ de combustível, cerca de 2% a mais do que em 2013. O desempenho da subsidiária de logística do Sistema Petrobras – que opera os dutos e terminais para transporte de petróleo, derivados e gás natural – foi fundamental para garantir ainda mais confiabilidade e agilidade ao escoamento da produção da Petrobras, que registrou aumento expressivo, bem como ao crescimento da produção de derivados pelas refinarias.

No fim do ano passado, a Petrobras atingiu a marca de 2,384 milhões de barris por dia e uma média de 96,10 milhões de m³/dia de gás natural – 10% a mais em relação ao volume médio diário de gás alcançado em 2013. O produto é destinado aos mercados termelétrico e não termelétrico, e também ao consumo interno da Companhia. Além disso, a partida do primeiro trem de refino da Refinaria Abreu e Lima iniciou a curva crescente de produção de derivados, em especial a de diesel.

No caso do escoamento de petróleo, entre os fatores que mais contribuíram para o avanço no desempenho da logística está a modernização do píer do Terminal de Angra dos Reis (RJ), operado pela Transpetro. O terminal registrou aumento de 44% nas operações de exportação.

Esse crescimento deveu-se, em grande parte, à aquisição de 10 novos braços de carregamento (que fazem a conexão entre o píer e o navio). Os equipamentos permitem maior segurança e rapidez no processo de carregamento das embarcações.

Outra operação relevante foi o carregamento de óleo combustível para atender às termelétricas Suape II e Termocabo, em Pernambuco, e Borborema e Epasa, na Paraíba, cujo volume total cresceu 78% em 2014 (em relação a 2013). No Terminal de Suape, a movimentação de óleo combustível passou de 653 mil m³ em 2013 para 1,16 milhão de m³ no ano passado.

Com este resultado, o Terminal de Suape estabeleceu dois novos recordes em 2014: de movimentação, com 8 milhões de m³ de óleo combustível e derivados (33% a mais do que no ano anterior); e de navios operados, com média mensal de 46 embarcações no ano passado, contra 37 em média por mês em 2013.

Já com relação ao gás natural, o aumento da oferta ao mercado nacional deveu-se principalmente à maior flexibilidade conquistada com a implantação, pela Petrobras, de três terminais de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL). Os terminais têm capacidade para regaseificar 41 milhões de m³ por dia.

Da oferta total de gás natural, 41,94 milhões de m³/dia foram entregues ao mercado termelétrico, através da malha de mais de 7 mil quilômetros de gasodutos, assegurando a confiabilidade na entrega. Isso garantiu o suprimento do Parque Gerador de Energia Elétrica da Petrobras e de usinas de terceiros num período de forte despacho termelétrico ordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ao mercado não termelétrico foram entregues 38,90 milhões de m³/dia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13