Internacional

Motores da Converteam acionarão compressores para o maior gasoduto chinês

A Converteam, especialista em conversão de energia, fechou um novo contrato para nove Sistemas de Motores de Velocidade Variável com a PetroChina para o Projeto do Gasoduto Oeste-Leste (West-East Gas Pipeline Project - WEPP), um dos maiores projetos de infra-estrutura na China. Com este novo contr

Redação
12/08/2011 18:34
Visualizações: 167
A Converteam, especialista em conversão de energia, fechou um novo contrato para nove Sistemas de Motores de Velocidade Variável com a PetroChina para o Projeto do Gasoduto Oeste-Leste (West-East Gas Pipeline Project - WEPP), um dos maiores projetos de infra-estrutura na China. Com este novo contrato, a Converteam reforça sua presença no mercado chinês de Óleo & Gás.

 

A primeira parte do WEPP é um gasoduto de 4 mil quilômetros de extensão, capaz de transportar 17 bilhões de metros cúbicos de gás anualmente de Lunnan em Xinjiang a Xangai. O gás natural transportado pelo gasoduto é usado para produzir eletricidade na área Delta do Rio Changjiang. 

 

A construção da segunda parte do WEPP teve início em fevereiro de 2008. O gasoduto tem uma extensão total de 9.102 quilômetros, incluindo 4.843 quilômetros na linha principal e oito sublinhas, e irá de Khorgas, noroeste de Xinjang, a Guangzhou, em Guangdong e Hong Kong. Até Guangzhou, ele será paralelo e interconectado com o primeiro gasoduto oeste-leste. A capacidade do segundo gasoduto será de 30 bilhões de metros cúbicos de gás anualmente.

A Converteam fornecerá nove Inversores de Frequência (VSD) para acionar unidades de compressão fornecidos pela GE Oil & Gas ao projeto WEPP II. Cada conjunto consistirá basicamente de um transformador, um motor síncrono de 2 pólos variando entre 15MW e 18MW a 4800rpm, acionado por um inversor de frequência de alta performance (3-level MV7000 PWM - Pulse Width Modulated). Esta solução não utiliza caixa de engrenagens, o que melhora a eficiência geral do inversor de frequência e sua confiabilidade. Ao remover a caixa de engrenagens a Converteam também reduz significativamente o espaço e peso do sistema, assim como a necessidade de óleo lubrificante, reduzindo o impacto ambiental.
 
 
Com mais de 20 anos de experiência e mais de 100 referências em todo o mundo, a Converteam ocupa a liderança tecnológica no fornecimento de sistemas elétricos de alta velocidade para transporte de gás e aplicações de armazenamento de gás. O Diretor de Óleo & Gás, Christian Bozec, comentou: “A PetroChina reafirmou sua confiança na tecnologia de motores com acionamento direto de alta velocidade da Converteam, pois já colaboramos com sua equipe com sucesso em 2008. Fornecemos à estação Xinxian, uma das estações de compressão do Projeto de Gasoduto II de Shanjing, 3 inversores de frequência (VSD) de 17,3MW cada. 

O comissionamento do projeto está previsto para ocorrer entre agosto de 2012 e março de 2013.



Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13