Internacional

Morales nomeia advogado como novo ministro de Hidrocarbonetos

Andriz Soliz Rada é autor de diversos livros e estudos com críticas às privatizações e à política econômica defendida pelo governo americano.

Redação
25/01/2006 02:00
Visualizações: 140

O governo do presidente boliviano Evo Morales, que assumiu o cargo no último domingo, anunciou nesta quarta-feira (25/1) a nomeação do advogado Andriz Soliz Rada como o novo ministro de Hidrocarbonetos. Além de advogado, Soliz é colunista do jornal boliviano El Diario e já escreveu diversos livros e estudos sobre hidrocarbonetos, nos quais tem sido muito crítico da privatização e do modelo neoliberal de desenvolvimento defendido pelo governo americano.

Soliz também atuaou como parlamentar no partido nacionalista Condepa, de 1993 a 1997, período no qual propôs uma lei anticorrupção que permitiria a investigação de fortunas adquiridas por meios suspeitos. A proposta não foi aprovada pelo congresso. O novo ministro foi membro do gabinete de transição de Morales em assuntos relacionados a hidrocarbonetos.

O antecessor de Soliz, Mauricio Medinacelli, forneceu informações ao gabinete provisório durante três semanas e três encontros realizados antes de deixar o cargo. Os assuntos mais importantes que Medinacelli discutiu com a equipe de transição foram o transporte de hidrocarbonetos, incentivos para investimento em campos marginais e política de preços.

Um dos mais delicados temas que Soliz enfrentará no novo cargo é a exportação de gás para o Brasil e para a Argentina, em particular a intenção de Morales de aumentar o preço do gás exportado para o mercado argentino. Além disso, o ministro precisará resolver a migração de contratos fechados com companhias estrangeiras para o novo modelo da nova e polêmica Lei de Hidrocarbonetos.

A lei, aprovada no ano passado, estabelece uma taxa de 50% entre royalties e impostos, mas as companhias tem se recusado a aceitar os novos termos. O novo ministro de Hidrocarbonetos estuda propostas para para resolver limitações domésticas no abastecimento de óleo diesel e gás liqüefeito do petróleo (GLP).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20